Seminário trata de planejamento econômico

O Colegiado de Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, promove entre os dias 11 e 13 de agosto o 17º Seminário de Economia Brasileira e a 3º Jornada Acadêmica do Curso de Ciências Econômicas. Quem tiver interesse ainda pode fazer a inscrição com o custo de R$ 20,00.

O tema, deste ano, é “Reflexões sobre os desafios do planejamento para o desenvolvimento econômico do Brasil no período recente”, e podem participar acadêmicos do curso de Ciências Econômicas, Administração, Ciências Contábeis e também egressos e comunidade externa que tenham interesse no tema.

A escolha desta temática foi definida pela importância das discussões de compreensão das dificuldades e condições de planejamento governamental, na busca do desenvolvimento econômico brasileiro de forma sustentável.

As questões envolvidas nesta temática são amplas, complexas, não se esgotam e precisam ser consideradas como parte da formação acadêmica, pois a recepção dos aspectos voltados ao planejamento será fundamental para que os futuros profissionais atuem de forma consciente e resolutiva face aos problemas inerentes ao sistema econômico.

Assim, o evento como um todo tem o objetivo de contextualizar o planejamento econômico em uma perspectiva histórica no Brasil; também discutir a importância do planejamento econômico para o desenvolvimento de um País e ainda relacionar o modelo de desenvolvimento adotado no Brasil e suas implicações na distribuição de renda no País.

Programação

Serão duas palestras na abertura, com início às 19h30, no anfiteatro da Unioeste. Uma será ministrada pelo professor-doutor, Ricardo Rippel, com o tema “Políticas Públicas e Planejamento: Cenário Brasileiro Atual”, e a segunda será a professora-doutora Janete Leige Lopes, com o tema “Desenvolvimento, Concentração e Pobreza no Brasil”.

Também no período da noite nos dias 12 e 13, haverá gincanas no Ginásio de Esportes da Universidade. Nestas atividades, os alunos do primeiro ao quinto ano serão sorteados em grupos, sendo que no final haverá premiação até o terceiro lugar.

Mais informações pelo telefone 3220-3145.