Cursos de graduação da Unioeste ganham cinco estrelas

Dois cursos de graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) foram classificados com cinco estrelas na avaliação dos cursos de graduação realizada pelo Guia do Estudante (GE) da Editora Abril.

Os cursos premiados são o de Secretariado Executivo, do campus de Toledo e o de Engenharia Agrícola do campus de Cascavel. A Instituição também conquistou em 20 cursos, quatro estrelas e três estrelas em 15 cursos.

As graduações que obtiveram quatro estrelas do campus de Cascavel, são: Administração, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Farmácia, Fisioterapia e Pedagogia,

No campus de Foz do Iguaçu são os cursos de Ciências da Computação, Engenharia Elétrica, Hotelaria, Pedagogia e Turismo. Em Francisco Beltrão, foram Geografia e Pedagogia. No campus de Marechal Cândido Rondon são Agronomia e Zootecnia. E no campus de Toledo ficaram Ciências Econômicas, Engenharia da Pesca e Serviço Social.

Os cursos que receberam três estrelas do campus de Cascavel são: Enfermagem, Engenharia Civil e Medicina. No campus de Foz do Iguaçu são: Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem e Engenharia Mecânica. Já no campus de Francisco Beltrão são Administração e Ciências Econômicas. Em Marechal Cândido Rondon são Administração, Ciências Contábeis, Direito e Educação Física. E no campus de Toledo os cursos são: Engenharia Química e Química.

Cinco estrelas

O curso de Secretariado Executivo foi implantado no ano de 1986, ofertando anualmente 40 vagas no período noturno com a duração de quatro anos. O curso tem como objetivo formar profissionais que desempenhem a função de assessor executivo das organizações.

Segundo a ex-coordenadora do curso de Secretariado Executivo, que atualmente ocupa o cargo  de pró-reitora de Planejamento, professora Ednilse Maria Willers, constata que desde 2004 o curso vem sendo premiado com cinco estrelas pelo Guia do Estudante.

De acordo com Ednilse “essa avaliação tem uma inserção muito expressiva, pois o primeiro requisito que os jovens que estão finalizando o ensino médio buscam para escolher qual graduação cursar, é o Guia do Estudante, sendo ele, um veículo de comunicação com acesso fácil”.

Segundo o coordenador do curso de Engenharia Agrícola, professor -doutor Alfredo Peutraski, o curso completa 35 anos de existência na Unioeste, formando cerca 546 profissionais até agora. Desde 2013, o curso obteve cinco estrelas. Na edição de 2012, foi escolhida entre os sete melhores cursos do País. “Estamos muitos honrados com o conceito máximo de excelência, essa pontuação é uma recompensa pelo nosso trabalho ao longo desses anos. Isso traz mais responsabilidade e é preciso continuar investindo no curso para manter essa referência”.

O Guia do Estudante

Os pré-requisitos para participar da avaliação são ter a titulação de bacharelado, exceto duas exceções: Pedagogia e Educação Física, que são consideradas prioritariamente as licenciaturas. Também é necessário possuir turma concluída há pelo menos um ano, o curso precisa ser presencial; ter turma(s) em andamento e ser oferecido nos próximos processos seletivos.

O objetivo do GE é obter informações para auxiliar os parceiros, disponibilizando a eles dados que certamente serão úteis no processo de avaliação das graduações, bem como dar oportunidade para que os cursos mostrem seu perfil e realizações.

A publicação constará na edição Profissões Vestibular 2015, que passará a circular nas bancas a partir do dia 10 de outubro.