Jornada de Estudos Linguísticos discute formação de professores

O curso de Letras do campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) deu início a 17ª edição da Jornada de Estudos Linguísticos e Literários (JELL), cuja temática é “Formação de professores em tempos de globalização e (multi) letramentos”.

O objetivo da Jornada é oferecer aos participantes um espaço aberto para o diálogo envolvendo profissionais de Letras, Educação e áreas afins, tendo em vista, a formação de professores e os desafios e perspectivas no ensino na era contemporânea.

Nesta edição, o foco é a área de Línguas Estrangeiras, especialmente no que diz respeito à prática de ensino, pretendendo-se refletir sobre as relações dialógicas estabelecidas entre línguas, sociedade e tecnologia em tempos de aldeia global.

Segundo a coordenadora do evento, professora Juliana de Sá França, houve um número elevado de participantes da rede municipal, sendo que é importante a presença deles, pois assim  poderão levar para dentro da sala de aula práticas de ensino inovadoras e interativas para os alunos.

“É um momento também de integração entre Universidade e escola, para que estas se insiram no universo acadêmico”, explica a professora. Ela ainda destacou a quantidade de minicursos em relação às outras jornadas, “nesta edição são 11 minicursos, isso também fez com que fosse chamada a atenção dos participantes”, explica.

Ainda comentou que todos os temas são relevantes, mas a palestra de abertura, que foi ministrada pelo professor Kanavillil Rajagopalan, em especial foi dinâmica e espontânea, já que  o tema foi “O impacto da globalização sobre as línguas na atualidade”.

Nesta sexta-feira (8), no período da manhã haverá três minicursos em com o tema “Análise do Discurso: Imagem e discurso”, “O materialismo lacaniano e sua aplicação na literatura” e também “Revendo os contos de fada clássicos”. Já na parte da tarde, serão duas mesas redondas com o tema “Literatura e violência” e “Crenças, prática e formação de professores em línguas estrangeiras”.

Mais informações na coordenação de Letras do Campus de Rondon, pelo telefone (45) 3284-7845.