Unioeste oferece curso de Bioterismo

O Biotério Central da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), localizado no campus de Cascavel, iniciará no dia 12 de junho um treinamento de manipulação de animais e Bioterismo.

O curso consistirá de dois módulos: o primeiro módulo do curso oferece 50 vagas e o segundo  será um aprofundamento prático das técnicas utilizadas em pesquisa para os participantes do primeiro módulo e oferece 25 vagas, e é voltado para graduandos, técnicos e graduados na área de Ciências Biológicas, Biomédicas ou afins da Unioeste. Alunos e docentes de outras Instituições de Ensino Superior (IES) serão contemplados nos próximos cursos.

No decorrer do curso serão discutidas características de biossegurança praticadas em espaços laboratoriais, propiciando ao aluno o desenvolvimento a partir dos conhecimentos acerca de técnicas de biossegurança em biotérios de criação e experimentação animais.

Segundo a coordenadora do Biotério Central da Unioeste, professora Sara Sagae, a urgente necessidade de um curso sobre bioterismo se dá pelo rápido crescimento no número de alunos e professores que realizam estudos utilizando animais de laboratório, porém sem experiência prévia, ou, com experiência, mas sem cursos na área ou sem atualização constante do manejo de animais.

O curso

O curso será ministrado nas dependências do prédio de salas de aula e prédio biomédico da Universidade, com carga horária de total de 50 horas. O primeiro módulo terá 18 horas teóricas e 12 práticas, com duração de 3 semanas, e o segundo módulo terá 4 horas teóricas e 16  práticas.

Para realizar a inscrição é necessário preencher o formulário disponível no Biotério Central da Unioeste e pagar a taxa de inscrição. O período das inscrições inicia dia 15 deste mês e segue até dia 30 de maio. Para docentes a taxa é de R$ 200,00, alunos de pós-graduação R$ 150,00, e alunos de graduação e técnicos R$ 100,00.

O início do curso está previsto para 12 de junho de 2015 e o término do primeiro módulo está previsto para 27 de junho de 2016. A data do segundo módulo ainda será definida. Mais informações no telefone (45) 3220-3215, falar com Fernando.

Biotérios da Unioeste

O Biotério é um local onde animais são conservados para que sejam utilizados em experimentos científicos, especialmente no caso de animais como ratos, rãs e coelhos. A experimentação no animal consiste na utilização de animais de laboratórios vivos no quadro de experiências pura ou aplicada, bem como para fins de ensino.

No Biotério Central da Unioeste é onde são mantidas as matrizes para a produção de animais experimentais, no qual estão sendo produzidos apenas ratos e camundongos. Segundo a coordenadora é produzida apenas a quantidade de animais que os professores necessitam para as aulas e experimentos, a fim de priorizar os princípios de ética animal e evitar gastos desnecessários.

Além do Biotério Central, há três outros biotérios na Universidade, que são chamados de Setoriais, sendo que nestes são feitos apenas manutenção dos animais. A coordenadora ainda confirmou que no ano de 2013 foram utilizados 452 animais, e em 2014 o número subiu para 983.

Os ratos e camundongos são criados em espaços (caixas de contenção de propileno) forrados com maravalha especial (autoclavada, sem cheiro e cor), em salas com temperatura controlada (21 ± 2ºC). O descarte de animais após eutanásia é feito por pré-congelamento da carcaça e posterior descarte no lixo hospitalar, conforme diretrizes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).