Campus de Beltrão promove 1ª Mateada neste sábado

A equipe do Projeto “Promoção de Atividades Culturais e Artísticas: Socializar nosso espaço fortalecendo nossas raízes”, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Francisco Beltrão, vinculado ao Plano de Desenvolvimento do Agente Universitário/PDA realiza a 1° Mateada da Integração que acontecerá amanhã (13) no estacionamento da unidade com início às 8 horas.

A programação do evento contará com rodas de chimarrão, apresentações artísticas diversas com participação de gaiteiros, violeiros, declamadores, entre outros. Aqueles que possuem habilidades artísticas e quiserem mostrar seus talentos devem trazer seus instrumentos, pois não serão disponibilizados no local. Os participantes devem levar cuia, bomba, garrafa térmica e demais apetrechos de chimarrão, a erva-mate e água quente serão disponibilizadas durante o evento. O público alvo da Mateada é em geral pessoas que vivenciam, preservam e apreciam a cultura gaúcha.

O projeto tem como propósito dinamizar as atividades institucionais, proporcionando a comunidade interna e externa, a possibilidade de vivenciar, seja como expectador ou como participante, atividades culturais e artísticas na Instituição. Quem se propôs a desenvolver o projeto foi as agentes universitárias: Cristina Regina dos Santos, Gelcimara Farencena Vincensi, Katiana Henning e Zelinda Corrêa ao observarem a variedade de povos e culturas existentes na região Sudoeste do Paraná.

O objetivo principal da equipe é desenvolver ações que promovam, preservem e fortaleçam a cultura regional, como forma de valorizar a diversidade cultural existentes na região, e consequentemente oportunizar o enriquecimento cultural do cotidiano, para alcançá-lo, é fundamental a parceria entre Universidade, entidades externas e a população em geral.

Para concretizar estas parcerias e também valorizar a cultura gaúcha tão importante para a região, considerando a comemoração da Semana Farroupilha no mês de setembro, à equipe promove a 1ª Mateada como forma de demonstrar a hospitalidade da Universidade. “O evento é de grande  relevância para a Instituição, considerando a oportunidade de socializarmos o espaço da Unioeste, valorizando a cultura regional, integrando a comunidade acadêmica e a sociedade em geral, irmanada num clima de amizade e respeito e hospitalidade”, reforçam os organizadores..