Unioeste desenvolve projeto sobre filmes italianos

Hoje, dia 29 de setembro, iniciou o Projeto de Extensão "Cine Università: Gli italiani e gli altri" coordenada pela professora-doutora Rosemary Irene Castañeda Zanette do curso de Letras Português/Italiano da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel.

O projeto consiste em exibição e discussão de filmes italianos recentes, cujo tema é "Gli italiani e gli altri", "os italianos e os outros" (os outros são os estrangeiros) O objetivo é mostrar as mudanças na Itália dos dias de hoje, com a presença de tantos estrangeiros se inserindo na sociedade italiana.

Para a professora Rosemary, esse projeto visa mostrar a Itália de uma forma diferente para os alunos, pois o país está tendo uma transformação cultural e linguística

O primeiro filme foi “Quando sei nato non puoi più nasconderti” (Quando você nasceu não pode mais se esconder). Na ocasião, ainda foi promovido debate sobre o tema conduzido pela mestranda da Universidade Estadual de São Paulo (USP) que mostrou as dificuldades que os estrangeiros passam na Itália.

Aos interessados em assistir o próximo filme, dia 7 de outubro, as inscrições podem ser realizadas no Colegiado de Letras ou no dia, antes da exibição do filme