Unioeste participa do Seminário de Extensão da Região Sul

Ser um espaço de aprendizagem, intercâmbio de conhecimentos e metodologias entre extensionistas das universidades públicas da região sul é o objetivo do 32º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs), que começa hoje (10.09) e segue até sexta-feira (12.09), em Curitiba.

Organizado em uma parceria que reúne a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), o evento conta com minicursos, oficinas, comunicações orais e apresentações culturais.

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) participa do Seurs, com uma delegação composta por 54 pessoas, entre agentes universitários, professores e acadêmicos, que apresentarão 16 comunicações orais, três oficinas, um minicurso, uma atividade cultural e o estande institucional.

O evento foi aberto com a Conferência “Museus Universitários em Ação: pesquisa, extensão e interdisciplinaridade no Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da UFPR”, proferida pela professora Laura Pérez Gil, que destacou a importância do museu no tripé ensino, pesquisa e extensão, sobretudo nesta última, visto que suas atividades atingem um grande público externo, em especial professores e alunos do ensino fundamental e médio.

Fandango paranaense

O Seurs é um espaço privilegiado de discussão e produção sobre extensão universitária, pois promove o intercâmbio entre as universidades, possibilita discussões e trocas de experiências que permeiam a relação entre a universidade e a sociedade e integra os participantes com a comunidade local da cidade-sede.

O tema cultural desta edição é o fandango paranaense, “baile animado por músicos que tocam violas, rabecas e adufos e por dançarinos que usam tamancos para produzir sons ao ritmo da música”.

O espírito coletivo do fandango inspirou as instituições organizadoras, que concebem o seminário “como prática dialógica, construída coletivamente”, tal qual o fandango, que “tradicionalmente era antecedido pelo mutirão, em que os vizinhos reuniam-se para ajudar no plantio e na colheita de uma roça e o beneficiado oferecia um baile de fandango como agradecimento”.

Os organizadores informam que “desde 2012 o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) reconheceu oficialmente e registrou o Fandango Caiçara como patrimônio cultural brasileiro”.

Programação

As atividades do período da tarde de hoje (10.09), iniciam às 13 horas do dia 10 (quarta-feira), no Campus Botânico, no Setor de Sociais Aplicadas da UFPR, com a apresentação cultural do grupo “Gnomos sem Fronteira”, do Campus de Foz do Iguaçu.

Na sequência começam as comunicações orais e minicursos, que seguem até 18 horas. As comunicações orais da Unioeste são: O rádio como instrumento de saberes sobre a sexualidade; Educação e apoio jurídico às mulheres: o caso de projeto de extensão desenvolvido na Unioeste; Mostra de cinema da diversidade sexual em Cascavel: cinema, experiência e os (pre)conceitos; Promoção à saúde no envelhecimento humano: influência da nutrição e atividade física na saúde de idosos do município de Francisco Beltrão; Estudo da qualidade microbiológica de derivados lácteos pasteurizados produzidos em pequenas agroindústrias do município de Toledo; Projeto futuro do judô: iniciação e alto nível através do esporte social 2013-2014; Prevenção do câncer cérvicouterino e de mama por enfermeiros da atenção primária em saúde; Reflexões sobre o planejamento financeiro nas atividades artesanais na região Oeste do Paraná; Implantação do núcleo e observatório de ensino, pesquisa e extensão em agroecologia no oeste do Paraná; Gestão estratégica para o primeiro emprego em Francisco Beltrão; Programação para alunos do ensino médio: relato de experiência em um projeto piloto; Jogos didáticos adaptados: uma porta aberta para a inclusão.

Também o minicurso “E se o meu corpo e o meu gênero não forem o mesmo?”, da Unioeste será ministrado nesta tarde. Às 15h30 e às 18 horas haverá apresentações culturais.

No dia 11 (quinta-feira), a programação começa às 8 horas, no auditório da Federação das Insdústrias do Estado do Paraná (FIEP), com a mesa redonda “Integração, Creditação e Curricularização da Extensão”, a partir das 10 horas haverá visitação dos estandes e oficinas nas escolas públicas de Curitiba.

No período da tarde a partir das 13 horas, no Campus Botânico, no Setor de Sociais Aplicadas  da UFPR, será realizada apresentação cultural, seguida de comunicações orais e minicursos. As oficinas serão ministradas nas escolas públicas de Curitiba entre 13h30 até 18 horas.

Na sexta-feira, dia 12, às 8 horas, tem início a mesa redonda “Integração entre Extensão e Ensino nos Cursos de Graduação”, a partir das 10 horas começa a solenidade de encerramento.