Central de Notícias

Costa Rica quer parceria com universidades paranaenses

Na terça-feira (28), no Palácio Iguaçu em Curitiba, o reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), professor Paulo Sérgio Wolf acompanhado do vice-reitor professor Carlos Alberto Piacenti e o coordenador geral do Núcleo de Inovações Tecnológicas da Unioeste, professor Camilo Freddy Mendoza Morejon, participaram do evento organizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior visando oportunizar relacionamento de cooperação entre o Estado do Paraná e a Costa Rica.

Em seu discurso, o secretário de Assuntos Estratégicos, Flávio Arns, representando o governador Beto Richa, destacou a importância da oportunidade de troca de experiências. “Desejamos que este encontro traga bons desdobramentos e que favoreçam o desenvolvimento da Costa Rica e do Brasil do ponto de vista econômico e social”, disse.

Durante o evento o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, apresentou o Sistema Estadual de Ensino Superior e os programas desenvolvidos pela Secretaria. “O Governo do Estado investe cerca de U$ 800 milhões por ano em Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o que demonstra o compromisso do Governo com o nosso setor. A integração com outros estados e países faz parte da política do Paraná e este encontro amplia possibilidades de futuras parcerias”, disse.

Toda a programação do encontro foi elaborada a partir de áreas de interesse dos costa-riquenhos como planejamento urbano, transporte, educação, tecnologia da informação, saúde, tratamento de resíduos sólidos urbanos e industriais.

O chefe da delegação e presidente da Ande, Eduardo Rojas Carranza, elogiou toda a infraestrutura do Estado e que é referência em diversas áreas. “Vemos esta visita como uma grande oportunidade de cooperação internacional. Temos interesse no planejamento de políticas públicas a longo prazo, como acontece aqui. Trabalhamos pensando apenas em quatro a seis anos e queremos aprender a planejar em todas as áreas a longo prazo”, destacou.

O secretário do Planejamento e Coordenação Geral ressaltou, além da possibilidade de um intercâmbio educacional e cultural entre o Paraná e a Costa Rica, as boas experiências do país latino-americano que poderiam ser implementadas no Estado. “A Costa Rica é referência em turismo sustentável. O Paraná tem um potencial interessante nesta área e temos muito o que

aprender com a Costa Rica e se beneficiar com esse intercâmbio”, afirmou Sílvio Barros. 

O Sistema de Ensino Superior costa-riquenho conta com cinco universidades estatais, todas com abrangência nacional e cerca de 25 mil alunos. A Universidad Nacional da Costa Rica é a principal federal.

Na sua explanação, Rafael Blanco Monge, subgerente de uma das maiores instituições financeiras da Costa Rica disse que “nos últimos dez anos nossa instituição cresceu quase que o dobro de todo o sistema financeiro do país. Os servidores contribuem com 5% de seus salários mensalmente e os outros acionistas representam 30%, fazendo jus à nossa missão de fim social. Os que têm mais contribuem pelos que têm menos”.

Ainda durante o encontro foram apresentadas experiências de Planejamento Urbano e de Transporte, por representantes da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec); do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e da Urbanização de Curitiba S.A (Urbs). Na sequência os costa-riquenhos conheceram o Sistema de Transporte Coletivo de Curitiba.

Também participaram do primeiro dia do Encontro Paraná – Costa Rica, o Cônsul Honorário da Costa Rica em Curitiba, Sérgio Levy; reitores e especialistas de diversas áreas das universidades públicas e privadas do Paraná, os diretores de núcleos de inovação tecnológica das universidades do Paraná e do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).
 

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.