Unioeste realiza encontro do Parfor

A coordenação geral do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) realizará no dia 20 de setembro, das 8h30 às 17 horas, no auditório do Campus de Cascavel, o 2º Encontro do Parfor, com a temática “Relação teoria e prática na formação docente”.

O evento visa refletir sobre a formação docente no âmbito do Parfor, trocar experiências das ações e resultados dos cursos, articular o ensino e a pesquisa desenvolvidos na Unioeste com as escolas da região e estreitar a relação da Universidade com a Educação Básica.

Para tanto, reunirá gestores educacionais das escolas municipais e estaduais de Cascavel e região, alunos do Parfor e demais interessados. A inscrição é gratuita e pode ser feita no site: www.unioeste.br/eventos/parfor/ ou no local do evento.

O Parfor tem por objetivo garantir que os professores efetivos e temporários, em exercício na rede pública de Educação Básica, obtenham a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, por meio da implantação de turmas especiais, exclusivas para os professores em exercício.

Formar professores

A meta do plano é formar o professor que ainda não possua nenhuma graduação, possibilitar uma segunda licenciatura a docentes licenciados que atuem em área ou disciplina distinta daquela de sua formação inicial, além de prepara-lo para o efetivo exercício da docência.

O programa é desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em parceria com as universidades públicas do Paraná, Secretaria Estadual de Educação (SEED) e secretarias municipais de Educação.

Programação

As atividades iniciam às 8h30, com a entrega de material, a abertura será às 9 horas e às 9h15 inicia-se a mesa “O Parfor e a formação docente na universidade pública”, com a representante da Capes/Parfor, Izabel Lima Pessoa, a Pró-Reitoria de Graduação da Unioeste, Liliam Faria Porto Borges e a coordenadora do Parfor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Leonor Dias Paini.

No período da tarde, às 13h30, começa a palestra “Relação teoria e prática na sala de aula”, ministrada pela professora da Unioeste, Aparecida Favoreto. Na sequência, às 14h30, a mesa: “Desafios e perspectivas do Parfor na Unioeste” vai apresentar relatos dos coordenadores dos cursos e alunos do Parfor na Unioeste.

Mais informações estão disponíveis no site: www.unioeste.br/eventos/parfor/, ou pelo telefone (45) 3220-3172, das 8 às 14 horas.