Centro de Reabilitação cria Manual de Encaminhamento

Para evitar encaminhamentos inadequados, deslocamentos desnecessários de pacientes e reconsultas é que o Centro de Reabilitação Física (CRF), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel, criou um Manual de orientações para encaminhamentos, prescrições de órteses, de próteses e de meios auxiliares de locomoção.

Este Manual foi elaborado com o objetivo de auxiliar os profissionais das secretarias de Saúde dos 33 municípios que o Centro atende, além das Unidades Básicas de Saúde (UBS), responsáveis pelo encaminhamento de pacientes ao Centro.

Segundo o coordenador administrativo do Centro, Dorisvaldo Rodrigues da Silva, esta é uma forma de evitar o transtorno dos pacientes, “que vem até o Centro, mas como o encaminhamento não foi feito de forma correta, este não pode ser atendido, pois muitas vezes a Classificação Internacional de Doenças (CID) não consta na relação de procedimentos que podemos atender”, explica o coordenador.

De acordo com o coordenador, os livretos serão encaminhados para as UBS da cidade de Cascavel, para todos os hospitais que atendem o Sistema Único de Saúde (SUS), para as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE’s), além das secretarias de Saúde dos municípios atendidos.

O Manual é constituído de um fluxo de triagem; de lista de classificação internacional de doenças (CID); de descrições e códigos de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção; e também de normas para prescrição de cadeira de rodas e adaptação postural em cadeiras de rodas, entre outras orientações.

O encaminhamento do paciente para triagem se dá a partir do serviço credenciado ao SUS (Apae, UBS, Hospital Universitário e outros serviços de reabilitação), que o encaminha ao Centro de Reabilitação Física, onde recebe tratamento necessário pelo serviço especializado em diversas áreas da saúde. Para poder ser atendido ainda é preciso ter o cartão do SUS, CPF, RG ou Certidão de Nascimento, além de comprovante de residência e cartão de vacinas para crianças de até 12 anos de idade.

Centro de Reabilitação

O Centro conta com uma equipe de 38 profissionais atuando nas seguintes especialidades: Fisioterapia, Enfermagem, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Psicologia, Educação Física e Terapia Ocupacional.

Este é um órgão prestador de serviços de reabilitação e caracteriza-se como serviço de média complexidade, dispondo de avaliação e tratamento de pessoas com deficiência física, que também está vinculado ao curso de Fisioterapia da Universidade.

Para mais informações você pode acessar o site http://www.unioeste.br/projetos/crf/, ou ligar no telefone (45) 3220-3157.