Sistema Gestor de Pós-Graduação é implantado na Unioeste

Visando capacitar assistentes, coordenadores de programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) e secretarias acadêmicas, está sendo realizado treinamento para uso do Sistema Gestor de Programas Stricto Sensu (SGPPStricto), nesta quarta-feira (06/08), no Campus de Francisco Beltrão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

O aplicativo faz o gerenciamento acadêmico da Pós-Graduação da Unioeste e será implantado em todos os cinco Campi para a seleção dos alunos de 2015, sendo em Foz do Iguaçu a capacitação será dia 11, em Marechal Cândido Rondon dia 12 e em Toledo dia 13, informa Nelso Banaszeki, chefe da Divisão de Pós-Graduação Institucional.

O treinamento, com duração de oito horas, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prppg) e pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) é ministrado pela equipe destes setores, uma assistente de programa e a secretária acadêmica do Campus de Cascavel, uma vez que neste Campus o sistema já foi implantado.

Informações atualizadas

Banaszeki explica que os coordenadores ou assistentes cadastram o período de inscrição, seleção, oferta de disciplinas e demais atividades, os docentes cadastram notas, frequência e o plano de estudos e a Prppg cadastra o projeto do curso e faz o acompanhamento no SGPPStricto, que torna disponível online às informações sobre os programas de pós-graduação.

O sistema atende a dois objetivos principais, facilitar as atividades acadêmicas, administrativas e financeiras dos mestrados e doutorados e propiciar à Prppg informações básicas e atualizadas das atividades de Pós-Graduação da Unioeste.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Silvio Sampaio, ressalta que o software atende questões acadêmicas e administrativas e com seu uso serão feitos ajustes e novas versões. Para ele, o ponto a ser destacado "é a flexibilidade que possibilita a ‘customização’ e o atendimento das especificidades da Pós-Graduação".