Curso de Primeiros Socorros é realizado na Semana Acadêmica

Nesta quarta-feira (6), durante a Semana Acadêmica de Engenharia Civil (Saec) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) no campus de Cascavel, foi realizado mini-curso sobre Primeiros Socorros ministrado pelo Cabo Sandro Henrique Comarella do Corpo de Bombeiros da cidade.

Esse curso é obrigatório e também, um complemento da disciplina de Higiene e Segurança no Trabalho que é lecionado no 4º ano de Engenharia Civil pela professora doutora Ana Maria de Oliveria. De acordo com ela, o principal objetivo do evento é abordar a questão de atendimento emergencial dos operários das futuras construções dos alunos.

Segundo o Sandro Henrique, esse curso vai além do que os alunos estudam na graduação,  ajuda no atendimento de acidentes que podem ocorrer nas futuras obras, na vida pessoal e também na Unioeste. Ele orienta os alunos como se comportar em acidentes que envolvem sangramentos profundos, objetos empalados, quedas e demais tragédias que geralmente ocorre nas construções civis.

De acordo com ministrante da palestra, também tem como intuito, ensinar como ter segurança. Por exemplo, toda pessoa que passa uma situação de emergência dificilmente observa se está segura pra atender, se uma pessoa cai da escada, é necessário verificar se algum tijolo ou outro objeto pode cair em cima da vitima.

Ele também comenta que algumas das orientações passadas no curso, podem ajudar em acidentes que possam acontecer na própria universidade, como quedas, desmaios, convulsões e até mesmo engasgamento.