Mestrando faz primeira defesa em Gestão e Desenvolvimento Regional

O autor da primeira defesa pública de Dissertação do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional, nível mestrado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), foi Lindomar Kinzler que buscou avaliar o grau de importância dos quatro elementos que compõe o marketing comparativamente com outros seis, sendo eles: pessoa, processo, prova física, pesquisa, planejamento e posicionamento.

O título da dissertação “A importância dos componentes de marketing para alcançar o mercado alvo: um estudo no setor hoteleiro das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná”. Os procedimentos metodológicos usados no trabalho procuraram a todo tempo respeitar as premissas do rigor científico, embora se reconheça que a ciência seja um processo de construção contínua. Para tanto se adotou o método dedutivo, com abordagem mista.

Elaborou-se ainda um questionário estruturado para a coleta das informações empíricas junto aos gestores dos hotéis, que após sua validade pelo pré-teste, foram aplicados nos hotéis das cidades de Francisco Beltrão e Cascavel. Para verificar a confiabilidade dos dados coletados foi realizado o teste de Alfa Cronbach.

Posteriormente foram tabulados e avaliados por meio da técnica exploratória de análise multivariada conhecida como análise de cluster e também pela análise de correlação. Após análise e interpretação dos dados, foi possível constatar e comparar a importância dos dez componentes de marketing avaliados, que juntos permitem dar maior amplitude ao tradicional composto de marketing.

A defesa foi realizada e aprovada no último mês, no campus de Francisco Beltão, junto a banca examinadora composta pelos professores-doutores Claudio Mioranza, Edison Luiz Leismann da Unioeste e Sergio Adelar Brun da Universidade Tecnológica Federal do Paraná