Professora de Letras lança dicionário

A professora doutora Rosemary Irene Castañeda Zanette do curso de Letras do Campus de Cascavel da Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste) publicou seu doutorado intitulado “Dicionário Terminológico Português/Italiano das subáreas do Patrimônio Cultural e do Patrimônio Natural”. Fez um pré-lançamento no evento do Colegiado de Letras, o SNEL, no mês passado, e  no próximo sábado, dia 13 de setembro, lançara novamente o livro, na Livraria da Vila, em São Paulo.

“O Dicionário Terminológico Português/Italiano do Patrimônio Cultural e do Patrimônio” Natural conta com 109 termos que retratam os bens em território brasileiro e, se houver seus equivalentes em língua italiana. Os termos foram selecionados de acordo com os critérios de alta frequência e também de representatividade para o Brasil.

Os bens do Patrimônio Cultural foram selecionados de acordo com a lista de bens tombados, principalmente os do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e, os do Patrimônio Natural, segundo as principais unidades de conservação brasileiras. Com o intuito de facilitar a consulta no dicionário são indicadas as relações que os termos estabelecem com outros, além de contextos de uso em que eles são empregados.

Mini-currículo

Rosemary possui graduação e mestrado em Língua e Literatura Italianas pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). É doutora em Linguística pela mesma instituição. Desde 2006 é professora efetiva da área de Italiano do curso de Letras de Cascavel e, desde 2014, é professora da Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras. Dedica-se aos estudos lexicográficos, terminológicos, culturais e de ensino/aprendizagem de língua italiana.

No ano passado, Rosemary publicou o mestrado no livro "O Brasil do Novo Mundo nos guias turísticos italianos" e o doutorado, agora em 2014. A professora conclui: “Penso que os trabalhos de pós-graduação precisam ser publicados, pois resultam de anos de muita dedicação e estudo”.