Unioeste sedia palestra do Exército Brasileiro

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) vai sediar a palestra com o tema "Missão de Paz no Haiti: O trabalho do Exército Brasileiro", ministrada pelo general Altair José Polsin, no anfiteatro do Campus Cascavel, dia 18 (segunda-feira), às 10 horas, esta atividade faz parte das comemorações alusivas ao Dia do Soldado (25.08), promovidas pelo Exército Brasileiro.

Esta é uma ação integrante do Projeto Unioeste na Comunidade, que objetiva organizar a participação da Universidade em eventos da comunidade externa, explica Adriane M. Martins, coordenadora do projeto. A palestra visa divulgar as missões do Exército Brasileiro e despertar nos jovens o interesse pelo trabalho em prol da paz mundial.

Participação do Brasil

A Missão de Paz no Haiti foi criada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas em 2004, para restaurar a ordem no Haiti, após insurgência e deposição do presidente. Os objetivos da missão são estabilizar o país, pacificar e desarmar grupos guerrilheiros e rebeldes, promover eleições livres e contribuir para o desenvolvimento institucional e econômico do País.

O Brasil é um dos países que contribuem com as missões de paz, já participou de várias enviando observadores militares e tropas. Em dez anos, de atividade, teve importante papel na reconstrução do Haiti, que esteve à beira da guerra civil em 2004, foi atingido em 2010 por um terremoto, enfrentou uma epidemia de cólera e o furacão Sandy em 2012.

As inscrições para participar da palestra são abertas à comunidade em geral e podem ser feitas na página da Pró-Reitoria de Extensão ou aqui.