Prefeitura de Mercedes apresenta projetos tecnológicos

Na última quinta-feira (27), o coordenador Geral do Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, professor e doutor, Camilo Freddy Mendoza Morejon, e o coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Regional (NDR), professor e doutor Jandir Ferrera de Lima, participaram de reunião técnica na Prefeitura  de Mercedes para tratar de assuntos de cooperação com aquela municipalidade.

A Secretaria Municipal da Indústria e Comércio de Mercedes, por meio do secretário municipal, engenheiro agrônomo Sérgio Paulino Groff, apresentou aos pesquisadores da Unioeste o interesse em avançar em um projeto de incubadora tecnológica, parques tecnológicos e em demais ações em prol do desenvolvimento econômico de Mercedes. Na ocasião, os professores da Universidade explicaram a nova dinâmica de atuação da Unioeste, no novo cenário da inovação, o papel do NIT-Unioeste e o funcionamento dos Núcleos de Pesquisa em prol da disseminação da cultura da inovação, do fortalecimento dos ativos inovativos e a importância do sistema regional de inovação.

Na mesma ocasião também foi explicado sobre as parcerias que a Instituição vem fazendo junto as municipalidades e os projetos que vêm sendo desenvolvidos em prol do desenvolvimento urbano e regional.

Segundo o professor Camilo Morejon, na atualidade, a Unioeste está num processo de transformação da sua infraestrutura tecnológica em ativos tecnológicos para a sociedade. Fazem parte dessa infraestrutura tecnológica, equipamentos e laboratórios que a Universidade conseguiu acumular até o presente. “A nossa meta é tornar a totalidade do passivo tecnológico da Unioeste em ativo tecnológico, isso por meio da extensão tecnológica inovadora” disse o professor Camilo. “Na Unioeste temos capital intelectual de alto nível, temos capacidade de criar soluções tecnológicas e, estamos viabilizando ambientes propícios para a inovação e o empreendedorismo. De outro lado, nos municípios temos os recursos naturais, renováveis e/ou não renováveis, temos as demandas de novos modelos de negócios e, nesses locais temos também os empreendedores, fornecedores e consumidores das cadeias produtivas. Ao mesmo tempo, nesse novo cenário, nos governos federal, estadual e municipal há o crescente interesse para que o resultado da atividade intelectual, desenvolvido nas universidades e centros de pesquisa, possam ganhar o mercado, beneficiar a sociedade e contribuir com o desenvolvimento territorial, não só do município de Mercedes também de outros municípios que desejem superação” explicou Camilo.

Por sua vez  o professor Jandir comentou que “a atual crise brasileira tem demonstrado algo recorrente na história econômica brasileira: o quanto a economia brasileira é instável, mas resiliente. Além disso, atual crise econômica tem um componente contraditório ou dialético ou dual. Enquanto varáveis macroeconômicas apresentam indicadores nada bons na média nacional, no contexto regional há bons indicadores de avanço em alguns ramos produtivos” além do mais “a maioria dos municípios da região Oeste do Paraná apresentam grande potencial para o desenvolvimento sustentável” complementou Jandir Lima.

A Cidade

Mercedes é um município com uma população estimada em 5 mil habitantes, cuja economia depende da produção agropecuária e da transformação do amido. Frente a essa realidade, a Secretaria Municipal da Indústria e Comércio tem interesse em desenvolver ações para diversificar a base produtiva e gerar emprego e renda aos produtores rurais. Tanto que o secretário municipal da indústria e comercio vê na Unioeste uma parceria importante para captar recursos e auxiliar na elaboração de projetos e na implementação de ações para novos empreendimentos de transformação com conteúdo inovativo e capaz de atender a oferta de insumos existente na área do município.