Toledo sedia Antropologia no Telão

Nesta quarta-feira (02) o curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus Toledo, realizará um projeto de extensão denominado “Antropologia no Telão”, que consiste em uma série de cinco encontros para exibição de documentários antropológicos seguidos de debate.

O primeiro encontro sobre “Diário de um Headbanger” será realizado no mini auditório da Instituição, às 19h30. Podem participar alunos de graduação de ciências humanas e sociais da Unioeste, professores de ciências humanas e sociais dos ensinos fundamental e médio e toda comunidade acadêmica. A entrada é gratuita.

Durante o projeto os filmes antropológicos serão utilizados como instrumentos centrais no processo de ensino aprendizagem e os temas relacionados serão: músicas, religiões, rituais e questões indígenas. Os debatedores são professores de antropologia do curso de Ciências Sociais da Universidade.

Segundo a coordenadora do projeto, Andréia Vicente, este pretende incentivar a construção de uma postura crítica e de debate constante entre o cientista social e seus interlocutores, entre o antropólogo e o seu mundo. “Nesse processo, a incorporação de novos métodos e técnicas tanto na atividade docente quanto no processo de pesquisa etnográfica são partes fundamentais da formação de nossos alunos do curso de licenciatura em ciências sociais e da formação continuada dos professores do ensino fundamental, além disso, o projeto torna-se importante para a Universidade como um todo, já que visa trabalhar a consciência crítica por meio de debates de discussões de temas polêmicos”, explica Andréia.

Cronograma de exibições

02/09: Diário de um Headbanger;