Mestrado em Conservação e Manejo abre inscrições

No período do dia 1º de outubro a 4 de novembro estarão abertas as inscrições para interessados no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Conservação em Manejo (Pprn), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) do campus de Cascavel, conforme informações disponíveis no Edital.

O público alvo são biólogos, engenheiros agrônomos florestais e da pesca, químicos, farmacêuticos, entre outros. Para tais profissionais, a pós-graduação representa a ampliação do campo de trabalho, recebendo treinamento e especialização técnica adequada, além de desenvolverem a capacidade de pesquisa científica e tecnológica nas diversas faces da interdisciplinaridade.

Desta forma, o profissional atuará não somente na busca de conhecimento que resulte na solução ou que traga alternativas para questões locais e/ou regionais, mas que possa ser um membro atuante na sociedade, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento científico e tecnológico, consolidando o papel criador da Universidade.

O curso

A Pós-Graduação em Conservação em Manejo, aprovado e autorizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), iniciou suas atividades em 2010, no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde do Campus e atualmente é coordenado pelo professor doutor Luis Francisco Angeli Alves

A criação do Programa foi concebida a partir da realidade da região Oeste do Estado do Paraná, caracterizada pela existência de riquezas naturais, como: recursos hídricos, onde se incluem reservatórios das usinas hidrelétricas de Itaipu, Salto Osório, Salto Santiago e Salto Caxias, e também a maior rede hídrica (bacia hidrográfica do Paraná III e bacia hidrográfica do médio Iguaçu) do Estado do Paraná

Durante os seus primeiros quatro anos de existência, já foram defendidas mais de 40 dissertações, dezenas de artigos com novos conhecimentos foram publicados em revistas nacionais e internacionais e essas ações se refletem na captação de recursos que ultrapassam a  soma de R$ 4 milhões, investidos no custeio e infraestrutura do PPRN, seja na compra de equipamentos como na construção de laboratórios.

De acordo com o coordenador Luís “Nossos alunos têm alcançado no mercado de trabalho regional e nacional, oportunidades como docentes em diferentes níveis, pesquisadores e como consultores e prestadores de serviço na área ambiental, evidenciando assim, a boa formação que receberam na sua especialização” declara.