Aluna de Odontologia é aprovada na primeira qualificação

A primeira qualificação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia (PPGO), nível Mestrado, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) no Campus de Cascavel, foi realizada na última quinta-feira (25).  A aluna Karine Figueredo Costa, apresentou a pesquisa “Avaliação da influência da periodontite experimental sobre o tecido cardíaco de ratos com obesidade induzida pelo glutamato monossódico”.

Segundo Karine, o objetivo desse trabalho foi avaliar os efeitos da doença periodontal sobre o sistema cardiovascular de ratos com obesidade hipotalâmica induzida. 28 ratos machos foram divididos inicialmente em dois grupos, que foram submetidos a injeções intradérmicas na região cervical de 4g/kg/dia de solução de Glutamato Monossódico (grupo MSG) e 1,25g/kg/dia de solução salina (grupo CTL), nos primeiros cinco dias de vida.

Essa pesquisa, explicou a pesquisadora, espera encontrar evidências da relação da obesidade, doença periodontal e doenças cardiovasculares, assim como contribuir para prevenção e tratamento dessas enfermidades. Pois, a crescente epidemia da obesidade afeta milhões de pessoas no mundo e torna-se um fator de risco para o desenvolvimento de muitas doenças crônicas degenerativas tais como as doenças cardiovasculares e diabetes mellitus tipo II. Muitos estudos sugerem a relação entre a obesidade e a doença periodontal.

“A apresentação foi bem tranquila, a banca nos trouxe observações valiosas para ajudar a conduzir a continuação do trabalho. Mas principalmente fico feliz por participar da primeira turma do mestrado, mais uma conquista para o curso de Odontologia da Universidade”, relatou Karine.

No Mestrado em Odontologia, a qualificação ocorre após o discente cursar todos os créditos exigidos, inclusive o estágio docente e ter sido aprovado no exame, de proficiência em língua estrangeira. A qualificação ocorre próximo à defesa da dissertação, como uma pré-defesa da dissertação, que é o trabalho final do mestrado. No caso, a Karine foi aprovada na qualificação, e de agora até o final de fevereiro/15, ela apresenta a dissertação, sendo novamente avaliada pela banca.