Cartilha sobre violência a mulher é lançada na Unioeste

O Campus de Francisco Beltrão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) sedia nesta terça-feira, dia 5, o evento de lançamento da cartilha “Violência contra a mulher, quebre este ciclo”. Essa cartilha é um projeto de extensão da Unioeste e Direitos Humanos: apoio jurídico e educativo para mulheres em Francisco Beltrão.

O objetivo da cartilha é promover assistência às mulheres que vivem em situação de violência doméstica em Francisco Beltrão, dar orientação jurídica em relação aos Direitos Sociais das mulheres em situação de risco, esclarecer a importância das questões de gênero para a cidadania e proposições de políticas públicas.

Pretende também promover a formação de redes sociais, realizar oficinas e debates sobre legislação e defesa dos direitos da mulher, oportunizar estágios ao estudante e atuação profissional ao recém-formado em áreas estratégicas, bem como produzir mais cartilhas informativas, incentivar a participação dos profissionais municipais da assistência social em toda a execução do projeto, além de divulgar e, principalmente, informar sobre o Plano Nacional de Políticas para Mulheres, incentivando a participação dos profissionais municipais da assistência social em toda a execução do projeto.

Atividades

O projeto, que visa atender a cerca de duas mil mulheres, especialmente, as que vivem em situação de violência, é desenvolvido por meio do oferecimento de oficinas educativas temáticas, com o objetivo de informar sobre os direitos garantidos na legislação e realização de campanhas e palestras informativas para debelar situações de violência contra a mulher.

A coordenação do projeto tem como meta a “construção” de uma rede de atendimento a mulher para oferecer apoio às mulheres que sofrem violência doméstica e, para tanto, conta ainda com a participação e apoio do Programa Universidade Sem Fronteira, o subprograma incubadora de Direitos Sociais da Secretaria de Estado, Ciência e Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti/PR) e a Associação Beneficente Deus Menino.

A equipe do Projeto conta com a coordenação da professora doutora Sônia Maria dos Santos Marques, a orientação da professora mestre Gabriella de Camargo Hizume e ainda de Eduardo Giraldello, advogado e bolsista recém-formado; Flávia Cecília Pereira, licenciada em Geografia, bolsista recém-formada; Perla Aparecida Zanetti Cristovon, bolsista graduanda do curso de Pedagogia; Bruna Luíza da Silva, bolsista graduanda do curso de Pedagogia; Evelyn Fagundes, bolsista graduanda do curso de Direito; e Morgana Manjabosco, bolsista graduanda do curso de Direito.

Outras informações sobre o projeto estão disponíveis no Blog: http://direitojuridicoeducacionaparamulheres.blogspot.com.br e no Facebook: https://pt-br.facebook.com/apoiojuridicoeeducativo. A Cartilha “Violência contra a mulher: quebre este ciclo!”, que tem distribuição gratuita e visa informar às mulheres os direitos previstos na Lei 11.340/2006 – Lei Maria da Penha, além de alertar sobre as formas de violência contra a mulher pode ser acessada no endereço: http://www.4shared.com/office/oao4Hys-ba/Cartilha_direitos_das_mulheres.html