Professor ministra palestra sobre Estatística Espacial

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia Agrícola (Pgeagri) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel receberá nesta quarta-feira (30) visita do professor chileno, Manuel Jesus Galea Rojas. O professor ministrará palestra às 9 horas no auditório do Programa.

Em relação à linha de pesquisa do Pgeagri - Geoestatística, a palestra discutirá a inferência estatística e diagnósticos de influência em um modelo utilizado para comparar instrumentos de medição na presença de um “Gold estándar”, supondo que as medições dos instrumentos sigam uma distribuição normal multivariada.

Segundo o professor do Programa, doutor Miguel Angel Uribe Opazo, “Gold estándar” é um instrumento para realizar análises e detectar alguns pontos que não são consistentes. “Detectar qual é o nível de coincidência de um resultado para o outro”, explica o professor.

Analisa-se também assim, testes de hipóteses e regiões de confiança para parâmetros de interesse e ainda se implementa o método de influência local, para analisar a sensibilidade de máxima verossimilhança à perturbações do modelo estatístico e/ou dos dados.

O Palestrante

O professor Manuel Jesus Galea Rojas é doutor em Estatística pela Pontifícia Universidad Católica (PUC) do Chile. Também é coorientador dos alunos do mestrado e doutorado do Programa na Unioeste.