Comissão promove 2ª Sipat no HU

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) discutiu nas últimas semanas os encaminhamentos para a realização da 2ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalhos (Sipat). O evento tem como principal objetivo, além de reunir os servidores, enfocar a prevenção de acidentes que possam ocorrer no ambiente de trabalho.

A Sipat será desenvolvida do dia 4 a 6 de agosto com uma extensa programação. O presidente da Comissão, Ivã José de Pádua, enfatiza a importância da participação dos funcionários. “O evento serve para conscientizar os servidores da necessidade de prevenção a acidentes, da segurança e do uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI’s). É uma forma de reforçar a garantia da integridade do trabalhador”, esclarece.

Programação

O evento inicia na segunda-feira (04.08) com a abertura no auditório Centro de Imagens e convite para participação do Concurso da Frase Educativa da Cipa. Às 14 horas a palestra “O Trabalho Como Elemento Humanizador” será ministrada pelo professor de História na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Paulo Porto Borges.

No dia 5, pela manhã, haverá amostra de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e exposição de artesanatos dos servidores, no corredor principal de acesso ao Pronto Socorro (PS). Às 10 horas no auditório Centro de Imagens, os educadores físicos, Carlos Geraldo Migliorini e Paulo Cezar do Valle apresentarão a palestra “Exercícios Físico na Prevenção de Doenças Osteomusculares”.

Na parte da tarde, com início às 14 horas, a palestra “Alimentação como Prevenção de Doenças Crônicas”, irá ocorrer no Auditório Centro de Imagens, pela nutricionista Paula Fernanda Vasconcelos. Na sequência a psicóloga e tecnóloga em Gestão de Recursos Humanos (RH), Andréia Brocco, fará dinâmica com os participantes.

O último dia da Sipat (06.07), inicia com a Ginástica Laboral no corredor principal de acesso ao PS, às 9 horas e em seguida, às 10 horas, a psicóloga Andréia conduzirá dinâmica no Auditório Centro de Imagens. No período vespertino, às 14 horas, o fisioterapeuta José Mohamud Vilagra ministrará a palestra “Dores na Coluna”.

O encerramento se dará em seguida no refeitório do Huop e terá música ao vivo, com o resultado do Concurso da Frase Educativa da Cipa e lançamento da eleição para a gestão 2014-2015.