Cepedal promove 10º Ciclo de Conferências

O Núcleo de Pesquisa e Documentação sobre o Oeste do Paraná (Cepedal) promoverá na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Marechal Candido Rondon, o 10º Ciclo de Conferências e Interferências do Cepedal, nos dias 16 e 17 de setembro.

O objetivo do evento é oportunizar espaços para discussão e debate sobre o tema da Ditadura Civil-Militar no Brasil, mais especificamente sobre a realidade da região Oeste do Paraná no período.

O Ciclo contará com a presença de Gernote Kirinus, que ministrará uma palestra com o tema “ O cenário político do Oeste do Paraná durante o regime militar (1964-1988): a resistência democrática nas áreas de Segurança Nacional no Oeste do Paraná”, na terça-feira (16) a partir das 19h15. Além disso, ministrará uma oficina sob o título “Fundo documental Kirinus: possibilidades de pesquisas”, no período matutino e vespertino, na quarta-feira (17).

Nesta atividade, o convidado conversará com professores, pesquisadores, alunos da Unioeste e membros da comunidade de Marechal Cândido Rondon e região sobre as possibilidades de pesquisas que podem ser desenvolvidas a partir do fundo documental que doou ao Cepedal e que é composto por uma série de documentos que guardou ao longo de sua trajetória política.

As inscrições são gratuitas e já estão abertas, poderão ser feitas até segunda-feira (15).  O número de participantes é limitado e a participação se dará mediante inscrição realizada no Cepedal ou pelo telefone (45) 3284-7869.

Cepedal

O Núcleo de Pesquisa e Documentação sobre o Oeste do Paraná – Cepedal, se constitui num órgão suplementar, vinculado cientificamente ao Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras - CCHEL, e administrativamente ao Campus de Marechal Cândido Rondon, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), objetivando pesquisar e preservar acervos documentais sobre a região Oeste do Paraná e as populações de fronteira a ela vinculadas.

O Cepedal funciona no Campus de Marechal Cândido Rondon desde de 1989. Durante quase 20 anos atuou com o nome Centro de Estudos, Pesquisa e Documentação da América Latina. Em 2008, teve um novo regulamento sido aprovado, buscando aprofundar uma delimitação para sua especialidade temática, ainda mais voltada para o Oeste do Paraná e imediações transfronteiriças, tendo mantido seu nome-fantasia.

Embora tenha inicialmente privilegiado o eixo temático América Latina desde a fundação em 1989, na prática especializou-se na organização e guarda de testemunhos e registros em vários suportes documentais sobre o Oeste do Paraná e nas áreas de fronteira com o Paraguai e na Argentina desde os anos 1950.