Ciclo de debates aborda Ditadura Militar

Para abordar o tema “Ditadura Militar, educação, repressão e transformação social” o Grupo de Pesquisa em História, Sociedade e Educação no Brasil (Histedopr) do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), realiza hoje (30.07) mais uma edição do Ciclo de Debates: Educação, História, Luta de Classes e Emancipação Humana.

Com início às 19h15, no auditório do Campus, a palestra, que conta com a coordenação dos debatedores João Carlos da Silva e Alexandre Felipe Fiuza, terá como objetivo oferecer aos professores, alunos e demais interessados, subsídios para análise e compreensão dos desafios da educação e da sociedade brasileira, bem como ampliar o debate em torno da educação e das lutas de classes.

Segundo o coordenador do Ciclo de Debates, Paulino José Orso, o evento é realizado há 10 anos, e todos eles foram de temáticas sociais diferentes. “Este ano a preocupação foi com questões políticas, sociais e ideológicas, visando orientar e oferecer um espaço de formação para os participantes, ao mesmo tempo em que se mostra como as dificuldades no trabalho podem ser resolvidas”.

De acordo com ele, os presentes sempre mostraram grande interesse pela palestra, “o que nos motiva para a realização dos próximos debates”, destacando que o livro lançado na inauguração do evento, serve de apoio para que os participantes possam driblar e resolver os desafios sociais locais, observando que as dificuldades sociais abordadas não ocorrem apenas no Brasil, mas sim em toda América Latina.

Próximos debates

No próximo dia 18 de agosto, o debate prossegue com o tema “Educação, religião e pós-modernidade”, com os debatedores José Luis Derisso, no dia 10 de setembro, o tema será “Trabalho docente e o acesso à educação superior – Prouni”, com os debatedores Cristini Colleoni e Hélio Clemente, e no último dia, 16 de outubro, será sobre “A pessoa com deficiência no Paraná e a educação inclusiva”, com os debatedores Neide da Silveira Duarte de Matos e Vera Lucia Ruiz Rodrigues da Silva.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone 3220-3172, das 8h30 às 14 horas.