Unioeste mostra projetos e pesquisas na Expo Rondon

Visando a divulgação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), os membros de alguns cursos do campus de Marechal Cândido Rondon participaram da Feira Agropecuária Expo Rondon, realizada dos dias 24 a 27 deste mês. O estande estava intitulado como “Inserção e compromisso social com excelência acadêmica”, quando a Universidade expôs algumas áreas de pesquisa e conhecimento disponíveis no campus.

Foram expostos  vários projetos de alunos e professores, como plantas medicinais, inoculação de sementes de trigo e milho e fixação biológica de nitrogênio. Além destes, também foram destaque o centro Mesorregional da cadeia Produtora de Leite, a certificação na produção de mel, maquete sobre o novo código florestal e projetos de extensão.

Dando continuidade às ações realizadas nos anos anteriores, quando eram distribuídas mudas de árvores nativas frutíferas e não-frutíferas, em 2014 foram doadas 1.500 mudas, além de orientações sobre o plantio e cuidados que se deve com as plantas. O estande da Unioeste também disponibilizou uma área para as crianças que visitavam local para a realização de pinturas com tintas a base de argilas.

Segundo o diretor geral do campus, professor Paulo José Koling, foi gratificante ouvir pessoas que visitaram o estante e relataram que já colherem frutos das mudas que receberam em outros anos. “Esta é mais uma importante contribuição que a Universidade realiza na construção socioambiental”, declarou o diretor.

Os expositores também tiveram oportunidade de enfatizar as áreas de conhecimento e atuação profissional apresentando amostras de rochas, insetos, floricultura e fruticultura; peças anatômicas de animais e alimentos utilizados na produção animal.