Tese de doutorado é indicada para concorrer ao prêmio Capes

A tese de doutorado, defendida em 2013, no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Cirurgia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), pelo professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Renato Bobsin Machado, foi selecionada como a vencedora e indicada pela Comissão de Avaliação do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Cirurgia/Unicamp para concorrer ao Prêmio Capes de Teses defendidas em 2013 - edição 2014.

A tese, orientada e co-orientada pelos professores Drº. Wu Feng Chung e Huei Diana  Lee, é intitulada “Método Computacional para Acompanhamento e Interação Remota em Tempo Real para Videocolonoscopia” e resulta de trabalhos conjuntos entre a Unioeste e Unicamp. Segundo o professor Renato, o trabalho já gerou duas patentes   (nacional e internacional) e três registros de softwares depositados no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) pela ação e interação do Núcleo de Inovação Tecnológico NIT/Unioeste com a Inova/Unicamp.

Atualmente, o NIT/Unioeste e a Inova/Unicamp estão discutindo o licenciamento dos métodos patenteados junto a Instituições ligadas ao Ministério da Saúde, secretarias de Saúde estaduais e municipais, empresas privadas de atuação em área de saúde, entre outras. “A tecnologia pode ser aplicada para a área de endoscopia e ultrassonografia diagnóstica, cirurgias videolaparoscópicas e, destaca-se ainda, a possibilidade da utilização do método na educação médica continuada e no aperfeiçoamento de profissionais da saúde e de outras áreas”, explica Renato.

O professor salienta também que os resultados alcançados pela tese motivam ainda mais as instituições parceiras, a Unioeste e a Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp/Gastrocento/Coloproctologia, a continuarem às pesquisas transdisciplinares que teve inicio há 12 anos por meio do Laboratório de Bioinformática–LABI/Unioeste.