Professores debatem linguagens e influências no Snel

O II Seminário Internacional e o III Seminário Nacional em Estudos da Linguagem (Snel) reúne durante hoje (14), sexta-feira (15) e sábado (16), professores de vários países e alunos da graduação e pós-graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel. O tema deste evento é “Interculturalidade, educação e linguagens”.

O Snel constitui-se como espaço de ampla divulgação e de troca de experiências científicas e acadêmicas, por meio de diferentes modalidades de interlocução, tais com conferências, mesas-redondas, simpósios e minicursos, que contemplam as áreas de Linguagem e de Educação.

A conferência de abertura contou com a presença da professora-doutora Ana Maria Camblong, da Universidad Nacional de Missiones, Argentina, com o tema “Espaços interculturais, semiosferas e alfabetização”, assim durante à tarde, o Seminário segue com simpósios que serão realizados nas salas de aulas, e à noite haverá a segunda conferência com a professora doutora Encarnación Medina Arjona, da Universidad de Jaén, Espanha, debatendo multilinguismo e interculturalidade no ensino universitário.

Para a coordenadora do evento, Juci Mara Cordeiro, este intercâmbio de informações é fundamental, pois a perspectiva educacional do Brasil é diferente das de outros países, “isso enriquece a nossa imagem sobre educação e linguagem sobre literatura”, declarou ela.

“Esperamos que os alunos ampliem o horizonte teórico e metodológico e que este Seminário resulte numa mudança de práticas sobre a discussão teórica das pesquisas de linguagem”, exclamou a coordenadora. Ainda comentou que os trabalhos que serão apresentados, desenvolvidos pelos alunos tratam varias especificidades, tendo uma contribuição fundamental para o evento.

Durante o evento também estarão presentes o professor convidado doutor Valdemir Miotello, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a professora Jorgelina Ivana Tallei, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

Outras atrações

Alguns alunos expuseram fotos no hall de entrada do Auditório do campus. A aluna Cinthia Elisabeth Otto, por meio do Programa de Línguas Internacionais (PLI) mostrou algumas fotos tiradas da colheita das uvas na região do douro, que fica no norte de Portugal.

O aluno do mestrado em Letras, Toni Juliano Bandeira mostrou algumas fotos do cotidiano das tribos indígenas caingangue e guarani. “Ainda podemos aprender muito com esses povos, e assim mostramos as diferenças das realidades”, explicou o mestrando. E também foram mostradas várias xilografias de alguns alunos da graduação.

Para saber mais sobre o evento acesse https://snel.fnix.com.br/2014.