Central de Notícias

Campus sedia Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência

A 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi realizada nesta sexta-feira na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel. Esta reuniu representantes de entidades da sociedade civil organizada, ligadas à defesa dos direitos da pessoa com deficiência de Cascavel, ou seja, da área de deficiência auditiva, física, intelectual, e visual.

O evento, que é organizado pela Assessoria de Políticas Públicas e da Inclusão Social da Pessoa com Deficiência (APPIS), tem a participação significativa do Programa de Educação Especial (PEE) da Universidade. O objetivo foi propor, discutir e aprovar a política pública municipal para as pessoas com deficiência, e ainda eleger os conselheiros da sociedade civil para o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O diretor do campus, Alexandre Webber, se dispôs a continuar sendo parceiro da ação e ainda declarou que são de grande importância os movimentos realizados pelo PEE. “Esta Conferência que dá início a execução da Lei Municipal, tenho certeza que será referência nacional”, alegou.

Já a responsável pela APPIS, Maria Filomena André, declarou que esta Conferência é um trabalho iniciado há alguns anos, no qual foram realizados várias plenárias. “Além de hoje levantarmos propostas para estabelecer a Política Pública em Cascavel, vamos colocar em prática a lei que nos é determinada”, exclamou.

A Lei Municipal Nº 6.308 de 10 de dezembro de 2013, criou o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Cascavel (CMDPD), que visa acompanhar o planejamento, com a possibilidade de apresentar propostas, fiscalizar e avaliar a execução das políticas municipais relativas à alimentação, educação, saúde, ao trabalho, entre outros. Para visualizar a Lei clique aqui.

E o representante do Fórum Municipal em Defesa das Pessoas com Deficiência de Cascavel, Gelcir dos Santos, o comparou com outros conselhos do Brasil. “Este conselho tem o desafio de ser de grande intensidade, e assim surge uma forma diferente, pois discute e debate uma Lei Municipal”, declarou em seu discurso.

Mais informações no PEE pelo número 3220-7370, ou na Assessoria da APPIS pelo telefone (045) 3327-1306.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.