NIT participa de capacitação do Programa da União Européia de Pesquisa e Inovação

O Coordenador Geral do Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), professor doutor Camilo Freddy Mendoza Morejon e o técnico administrativo Alexandre Reis, participaram da Capacitação do Programa da União Européia de Pesquisa e Inovação, organizado pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), com apoio da Fundação Araucária em Curitiba.

O Programa Horizon 2020 é o maior programa mundial de apoio à cooperação em pesquisa e inovação européia e internacional para inserção de resultados da atividade intelectual no mercado ou para o atendimento de demandas tecnológicas vindas do mercado. Nesse processo, o requisito é o envolvimento de universidades, centros de pesquisa, empresas e sociedade, cujos projetos devem apresentar elevado impacto tecnológico, econômico, social e ambiental.

Segundo Camilo Morejon, nos próximos sete anos, de 2014 a 2020, o Programa investirá €80 bilhões em projetos de Pesquisa e Inovação. Diante disso, o docente comenta que nesse novo cenário da inovação brasileira e mundial, surgem grandes oportunidades e desafios para a internacionalização da Unioeste. Assim, o professor Camilo se coloca a disposição, para socializar conhecimentos, a quem se interessar pelo Programa Horizon 2020, seja para auxiliar na articulaçãoou para a montágem de projetos junto aos editais.

Do treinamento participaram os pesquisadores e gestores de inovação, de diversas universidades e centros de pesquisa paranaenses. Por meio de uma metodologia teórica e prática foram assimilados competências técnicas e conhecimentos apropriados para desenvolver projetos de pesquisa a nível internacional.

A programação do curso contemplou a apresentação de informações inerentes aos financiamentos do sistema europeu de pesquisa e inovação; a formação de habilidades práticas para o desenvolvimento de propostas competitivas; a criação de redes e parcerias; o apoio e incentivo; o aprofundamento de temáticas ligadas a propriedade intelectual; e a trasferência tecnológica de gestão da inovação.