Ciência sem Fronteiras está com inscrições abertas

Podem ser feitas até o dia 30 de setembro às inscrições para as novas chamadas de seleção aos acadêmicos que queiram realizar graduação sanduíche em universidades estrangeiras com bolsa, no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

A inscrição deve ser realizada pelo candidato na página eletrônica do Programa Ciência sem Fronteiras, no formulário online correspondente à chamada pública de interesse no portal http://www.cienciasemfronteiras.gov.br. Ao realizar a inscrição online, o candidato deverá anexar ao formulário eletrônico, nos campos específicos, os documentos exigidos por cada chamada.

De acordo com o Assessor de Relações Internacionais (ARI) da Unioeste, Rafael Mattiello, o valor das bolsas e auxílios disponibilizados aos acadêmicos é excepcional – bolsa graduação sanduíche (no caso da maioria das chamadas europeias) é de € 870 por mês, auxílio seguro saúde de € 90 por mês, auxílio instalação de € 1.320, auxílio material didático de € 1.000 e auxílio deslocamento com passagem de ida e volta até a cidade de destino. Para a maioria dos outros países todos estes benefícios financeiros estão convertidos em moeda local.

Além disso, “alguns editais, como Polônia, EUA, Bélgica, Suécia, Noruega, China, Hungria e Japão contemplam a possibilidade de realizar o teste de proficiência TOEFL ITP de maneira gratuita e outros um curso intensivo de língua estrangeira por até seis meses no país de destino, caso o acadêmico não obtenha a nota de proficiência exigida”, acrescenta Mattiello.

Ao todo são 21 países de destino, que são: Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Coréia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Reino Unido e Suécia.

Para visualizar a tabela de proficiência linguística clique aqui.

Quem participa

Podem participar alunos das áreas exatas, biológicas, saúde e engenharias. No campus de Toledo os cursos aprovados são: Engenharia de Pesca, Engenharia Química e Química. Em Francisco Beltrão é apenas Medicina.

No campus de Foz do Iguaçu podem inscrever-se alunos da Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Ciência da Computação, Enfermagem e Matemática. Em Marechal Cândido Rondon foram escolhidos Agronomia, Educação Física e Zootecnia.

E em Cascavel, os cursos selecionados são:  Biologia, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Ciência da Computação, Matemática, Farmácia e Medicina.

Requisitos

Os requisitos dos candidatos é ter nacionalidade brasileira e estar regularmente matriculado em um dos cursos acima mencionados; ter integralizado pelo menos 20% do currículo do curso e no máximo 90%, ter realizado o teste Enem ter tirado nota superior a 600 no período de 2009 a 2013; não ter sido contemplado com bolsa de graduação sanduíche no exterior, financiada no todo ou em parte, pela Capes ou pelo CNPq.

Também comprovar proficiência em idioma estrangeiro – alemão (para a Alemanha e Áustria), espanhol (para a Espanha), francês (para a Bélgica, Canadá e França), inglês (para a Austrália, Bélgica, Canadá, China, Coréia do Sul, Estados Unidos, Finlândia, Holanda, Hungria, Irlanda, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Reino Unido e Suécia), italiano (para a Itália) e mandarim (para a China).

Para mais informações sobre os pré-requisitos de proficiência acesse os editais no site do Programa Ciência sem Fronteiras, pelos e-mails: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo., ou pelo telefone (45) 3220-5682.