Telemedicina da Unioeste é tema de artigo

O professor-doutor Júlio César Empinotti, coordenador do Núcleo de Telemedicina e Telessaúde da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) do campus de Cascavel, desenvolveu artigo sobre a retrospectiva da inclusão do Telemedicina na Instituição.

No estudo titulado “Avaliação da Telemedicina na Unioeste”, ele descreve os resultados do equipamento no campus, relativos à cerca de quatro anos de funcionamento e também analisa as implantações do programa,  organização e gestão de tecnologia.

Para Júlio Cesar, a importância desse equipamento para a Unioeste é acompanhar a modernidade tecnológica e utiliza-lo como ferramenta de apoio para a educação, pesquisa e assistência. “A Universidade precisa realizar trocas de experiência e se conectar com outras instituições para discutir sobre como utilizar a telemedicina numa situação emergencial, por exemplo” explica.

O artigo foi aprovado no dia 4 de setembro com uma banca submetida por três professores doutores: Phallcha Luizar Obregon e Orival Alves da Unioeste, e professor doutor Francisco Pereira Alves da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Avaliação da Telemedicina na Unioeste

Em termos gerais, a Telemedicina envolve a utilização de técnicas avançadas em tecnologias de telecomunicações para a troca de informação médica a fim de permitir a prestação de serviços de cuidados da saúde em diversas situações.

No artigo, o docente conclui que na implantação da Telemedicina da Unioeste, foram superados alguns obstáculos, os quais hoje possibilitam utilizar um serviço que poderá ser desenvolvido e melhorado em ações futuras, sendo uma delas, adequar às necessidades dos profissionais envolvidas, além de integrar às rotinas clínicas do Hospital Universitário do Oeste do Páraná (Huop) para a abrangência do conhecimento dos alunos e docentes da Instituição.