Assume nova Pró-Reitora da Proplan

A professora Ednilse Maria Willers, a convite do vice-reitor Carlos Aberto Piacenti, assumiu a Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), que substituiu o Pró-Reitor Jandir Ferrera de Lima.

Segundo a Pró-reitora, num primeiro momento, foram redefinidas as rotinas de trabalho da Proplan como forma de maximizar o atendimento às demandas do Gabinete, dos Campi e da própria Pró-Reitoria.

A regulamentação da prestação de serviços é urgente e imprescindível para a Unioeste “precisamos criar e regulamentar os instrumentos que permitam a Universidade captar recursos”.

Quanto ao Manual de Procedimentos, é uma demanda que teve origem na Secretaria de Controle Interno, Controladoria Estadual como forma de sistematizar as rotinas de trabalho de todas as IES públicas do Estado do Paraná. Para tanto, até novembro deste ano, todos os setores da universidade, auxiliados pela Proplan, estão elaborando seus respectivos manuais, os quais, no primeiro trimestre de 2015 serão compilados e analisados para posterior composição do Manual de Procedimentos da Unioeste.

“O Manual de Procedimentos será um importante instrumento de trabalho, pois possibilitará, por meio de fluxogramas, visualizar todas as rotinas da Universidade. Por meio dessas rotinas será possível detectar gargalos os quais, em conjunto com as bases, desencadeará a busca por soluções. Ou seja, a principal função de um manual de procedimentos é desburocratizar as rotinas de trabalho”, explicou a Pró-reitora.

Ainda acrescentou a elaboração da peça orçamentária da Unioeste para o ano de 2015. Essa atividade, de suma importância para a Unioeste, foi construída entre os meses de junho e julho do corrente ano, em conjunto com as Direções Gerais dos Campi, das Pró-Reitorias, do Hospital Universitário e do Gabinete. A aprovação final será feita pelo Conselho Universitário (COU), para posterior encaminhamento à SETI.

Também mencionou algumas mudanças que ocorreram na Proplan. Como por exemplo, a vinda da Diretoria de Avaliação Institucional para a sala da Proplan e a vinda do servidor Jefferson Pyc Hartmann para assumir a Diretoria de Desenvolvimento Institucional.

A professora Ednilse é formada em Secretariado Executivo, mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio e doutora em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, pela Unioeste. É professora efetiva desde o ano de 1999. Além das atividades docentes, desenvolveu vários projetos de extensão e de pesquisa na universidade. Em termos de atividades administrativas cita a Coordenação do Colegiado do Curso de Secretariado Executivo e do Curso de Pós Graduação em Assessoria Executiva. Também é, desde o ano de 2006, professora membro da Comissão Assessora de Avaliação da área de Secretariado Executivo do INEP/MEC.