Unioeste é contemplada no Proext 2015

A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) informa que conseguiu a aprovação de um programa e três projetos no Programa de Extensão Universitária 2015 (Proext), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).

O Proext visa apoiar as instituições públicas de ensino superior no desenvolvimento de programas ou projetos de extensão que contribuam para implementar políticas públicas e fortalecer a extensão universitária.

O pró-reitor de Extensão, Remi Schorn, avalia como sendo um bom resultado, visto que a concorrência foi bastante acirrada. Foram submetidas 30 propostas e destas, 21 foram classificadas, sendo que quatro foram contempladas com recursos financeiros e receberão R$ 600 mil para sua execução.

O programa aprovado é o "Programa de fortalecimento da agricultura familiar através da produção de alimentos saudáveis e do acesso ao mercado institucional de alimentos (PAA e PNAE) nos municípios da Bacia do Paraná 3", coordenado pelo professor doutor Nardel Luiz Soares da Silva, do Campus da Unioeste, em Marechal Cândido Rondon.

Já os projetos aprovados são os seguintes: Resgate de um patrimônio cultural: os saberes referentes ao cultivo e uso das plantas medicinais no bairro Padre Ulrico, coordenado por Luiz Carlos Flávio, do Campus de Francisco Beltrão; Controle de parasitoses intestinais em crianças de aldeamento indígena no município de São Miguel do Iguaçu, coordenado por Veridiana Lenartovicz Boeira; Gestão de riscos e desastres: ações para o fortalecimento da cultura de prevenção e percepção de riscos no ambiente escolar, por Eveline Favero, ambos do Campus de Cascavel.

Remi destaca que valeu ter constituído um grupo de trabalho para lapidar as propostas. “Prova disto é a boa avaliação do conjunto das propostas". O pró-reitor entende que a tarefa para o próximo edital será "identificar todos os itens em que a avaliação não alcançou a nota máxima e corrigir essa defasagem de forma que possamos obter resultados ainda mais expressivos".