Professores Formadores se reúnem na Unioeste

Professores que participam do processo de formação dos Formadores Regionais, pertencentes ao Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (Pnfem), estiveram reunidos nesta segunda-feira, dia 21, no Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Durante a conferência, que desta vez reuniu apenas professores do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Cascavel, os professores debateram o Caderno II de Estudo, denominado “O jovem como sujeito do ensino médio”. Neste, foram discutidas a teoria do conteúdo e a parte administrativa operacional.

Segundo a coordenadora geral do programa na Unioeste, professora doutora Lucia Zanato Tureck, esta formação deve estar interferindo e influenciando o desempenho do aluno e professor dentro da sala de aula. “A equipe está entrando numa sintonia positiva, já que este é um trabalho continuado e os resultados estão sendo satisfatórios”, declarou a professora.

A cada 15 dias todos os professores de determinadas escolas se reúnem para atividades coletivas. No período em que não está participando de trabalhos em conjunto, o Formador realiza estudo individual e prepara temas para a discussão que será realizada no encontro.

A Unioeste é responsável pela formação dos formadores regionais, que atuam junto aos orientadores de estudo de cada turma de professores cursistas, nas escolas. Assim, as produções individuais e coletivas dos professores cursistas serão avaliadas e postadas em ambiente virtual da Secretaria de Estado da Educação (SEED), Grupo de Estudo em Rede (GER) e em portais relacionados ao Pacto.

O Pacto Nacional faz parte do Plano Nacional de Educação 2011/2021 e é uma parceria entre secretarias estaduais, universidades públicas, professores do ensino médio e o Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de fortalecer a formação continuada dos professores que atuam no ensino médio, com vistas à valorização da formação do professor, partindo do diálogo entre conhecimentos teóricos e as experiências docentes.