Parfor realiza formatura da segunda turma

Na última terça-feira, 16 de dezembro, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, foi realizada a cerimônia de certificação da segunda turma do curso de Formação Pedagógica  pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). A sessão solene foi presidida pelo vice-reitor, professor Carlos Alberto Piacenti.

Na celebração estavam presentes além dos onze alunos formandos, alguns professores e a coordenadora do curso, Isaura Monica Souza Zanardini, e o coordenador geral do Parfor, João Carlos da Silva. O curso é destinado aos portadores de  diplomas de graduação (bacharelado), para a obtenção da licenciatura para docentes não licenciados que se encontram no exercício da profissão na rede pública da educação básica.

O Parfor é um programa desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em regime de colaboração com as Universidades Estaduais, Secretaria Estadual de Educação (SEED) e Secretarias Municipais de Educação.

O objetivo do Parfor é garantir que os professores efetivos e temporários (PSS) em exercício na rede pública estadual e municipal, obtenham a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, por meio da implantação de turmas especiais, exclusivas para os professores em exercício na sala de aula.

Como participar

Para concorrer à vaga nos cursos ofertados, os professores devem realizar seu cadastro e pré-inscrição na Plataforma Freire; estar cadastrado no Educacenso na função Docente ou Tradutor Intérprete de Libras na rede pública de educação básica e ter sua pré-inscrição validada pela Secretaria de Educação ou órgão equivalente a que estiver vinculado.

A Pré-inscrição pode ser realizada no site http://freire.mec.gov.br, entre 20 de janeiro a 13 de março de 2015.

Em 2015, o Parfor estará ofertando uma nova turma de formação pedagógica nos campi de Cascavel, Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão.  As aulas estão previstas para iniciarem em julho de 2014, aos sábados nos períodos da manhã e tarde.

Cursos para 2015

Campus de Cascavel – 1ª Licenciatura em Pedagogia - 30 vagas, aulas de segunda a sexta-feira, noturno; 2ª licenciatura em Ciências Biológicas - 30 vagas, aulas sexta-feira à noite e aos sábados, manhã e tarde; 2ª licenciatura em Letras/Espanhol, 30 vagas, aulas sexta-feira à noite e aos sábados, manhã e tarde; 2ª licenciatura em Letras/Português, 30 vagas, aulas sexta-feira à noite e sábados, manhã e tarde; Formação Pedagógica, 30 vagas, aulas aos sábados, manhã e tarde.

Campus de Foz do Iguaçu – 1ª licenciatura em Pedagogia - 30 vagas, aulas de segunda a sexta feira, noturno; 2ª licenciatura em Matemática, 30 vagas, aulas sexta-feira à noite e aos sábados, manhã e tarde; Formação Pedagógica, 30 vagas, aulas aos sábados, manhã e tarde.

Campus de Toledo – 2ª licenciatura em Química, 30 vagas, aulas sexta-feira à noite e aos sábados, manhã e tarde.

Campus de Rondon – 2ª licenciatura em História, 30 vagas, aulas sexta-feira à noite e aos sábados manhã e tarde.

Campus de Francisco Beltrão - Formação Pedagógica, 30 vagas, aulas aos sábados, manhã e tarde; 2ª licenciatura em Pedagogia do Campo, 30 vagas, aulas sexta-feira à noite e aos sábados manhã e tarde.

Pré-inscrição na Plataforma Freire: 20/01/2015 a 13/03/2015

Analise das pré-inscrições pelas Secretarias de Educação: 16/03/2015 a 24/04/2015

Publicação pela SEED dos homologados: 25/04/2015

Seleção e conferência da documentação na Unioeste: 18/05/2015 a 29/05/2015

Publicação dos selecionados pela Unioeste: 29/05/2015

Início das aulas: Julho de 2015

Mais informações no site www.capes.gov.br/educacao-basica/parfor, com a coordenação do programa Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone: (45) 3220-3172, das  8h30 as 14 horas.