Patronato tem parceria com Unioeste

O Programa Patronato de Toledo tem parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Toledo, que visa atender e acompanhar egressos procedentes do sistema penitenciários e apenados das varas criminais ou dos juizados especiais criminais, bem como prestar assistência e apoio aos seus familiares.

Nesta terça-feira (09) ocorreu à assinatura do convênio que resultou na parceria entre as entidades estatais (município de Toledo e Estado do Paraná) no sentido de instrumentalizar o Patronato para a consecução dos seus objetivos.  Para isso, o programa conta com uma equipe multiprofissional de trabalho, englobando docentes, profissionais técnicos e estudantes das áreas de Direito, Serviço Social, Psicologia, Pedagogia e Administração.

Os principais objetivos do Patronato são: viabilizar o atendimento das demandas dos usuários do programa; realizar o monitoramento e viabilizar a execução das alternativas penais concedidas aos usuários do programa; firmar parcerias com entidades locais para o cumprimento da Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) e de outras alternativas penais. Além de  promover a mediação entre o sistema de justiça e a reintegração social dos apenados, por meio do acompanhamento e fiscalização do cumprimento das penas alternativas e da orientação psicossocioeducativa; fornecer assistência jurídica, psicossocial e pedagógica aos mesmos; oportunizar sua formação profissional e educacional, incrementando as possibilidades de reintegração social e de não reincidência criminal; estabelecer relações de cooperação com a rede social de serviços e de execução de políticas setoriais, desenvolvendo ações conjuntas de atendimento ao beneficiário, quando houver necessidade; desenvolver ações junto à família do usuário, promovendo seu fortalecimento e conscientização em prol do acolhimento e apoio adequado deste.

Essas atividades desenvolvidas pelo Programa são de caráter multiprofissional, e buscam garantir os direitos dos usuários viabilizando condições para a efetivação dos direitos humanos e atender as demandas que emergem nesse processo judicial e social.