Residentes ganham primeiro lugar em Simpósio

Três alunas da Residência em Fisioterapia em Terapia Intensiva da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, ganharam o primeiro lugar em duas categorias inscritas no 17º Simpósio Internacional de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (Sifr). O Simpósio foi realizado na primeira semana deste mês, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador.

Ao todo foram enviados cinco trabalhos, mas as residentes Alessandra Garcia, Jaqueline Albert e Francieli Czapievski inscritas nas categorias: “Fisioterapia em terapia intensiva adulto”, coordenados pelas docentes Cláudia Rejane Macedo Costa e Érica Osaku, e “Fisioterapia em terapia intensiva neopediátrica”, coordenado pelo docente Nelson Osaku, foram os destaques.

Na primeira categoria, foi premiado o trabalho “Índices preditivos no desmame da ventilação mecânica”. E na outra, “Posicionamento em rede em recém-nascidos de um hospital universitário do Paraná”.

Além do Simpósio ocorreu paralelamente também o 9º Congresso Brasileiro de Fisioterapia Cardiorrespiratória e ao 8º Congresso Brasileiro de Fisioterapia em Terapia Intensiva. Este é o maior evento brasileiro destinado a estas especialidades, que acontece a cada dois anos, desde 1983, e é organizado pela Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (Assobrafir).

O evento registrou número recorde de trabalhos e inscritos, com mais de 600 trabalhos apresentados que foram divididos em cinco categorias (estudos experimentais, fisioterapia cardiovascular, fisioterapia respiratória, fisioterapia em terapia intensiva adulto e fisioterapia em terapia intensiva neopediátrica).

Ventilação Mecânica

O desmame da ventilação mecânica (VM) é uma das principais metas a serem alcançadas, a partir do momento em que o suporte ventilatório é instalado. A necessidade de reintubação aumenta a taxa de mortalidade entre estes pacientes. Alguns índices podem predizer o sucesso ou falha da extubação, porém, devem ser utilizados em conjunto com a avaliação clínica e individual de cada paciente.

Os objetivos do trabalho foram relacionar os índices preditivos de desmame com a falha de extubação, e os métodos são a análise retrospectiva dos dados ventilatórios de pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva adulto (UTI) do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), no período entre dezembro de 2013 e maio de 2014, que permaneceram por mais de 48 horas VM.

Os resultados foram admitidos 191 pacientes no período analisado, 93 foram extubados e, entre estes, 15 apresentaram necessidade de reintubação dentro de 48 horas (16,29%). Dos 15 pacientes reintubados, 13 evoluíram com necessidade de traqueostomia e dois evoluíram a óbito.

Posicionamento em rede

O nascimento prematuro, a manipulação e estímulos excessivos que o recém-nascido (RN) está submetido nas unidades de cuidados hospitalares podem refletir no seu desenvolvimento neuropsicomotor. Assim, buscam-se formas alternativas, para evitar tais desordens e estimular o desenvolvimento adequado.

O objetivo foi analisar os efeitos hemodinâmicos, durante o posicionamento em rede, em RNs internados na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), utilizando os métodos de estudo retrospectivo, realizado no período de setembro de 2013 a maio de 2014.

Pode-se observar, com este estudo, que o posicionamento na rede reduziu significativamente a frequência cardíaca, aumentou a saturação periférica de O2, manteve a temperatura e não houve perda de peso dos RN. A rede mostrou ser uma opção segura e eficaz de posicionamento, além de proporcionar conforto e reorganização sensório-motora do RN.