Seguem inscrições para 1º Congresso Ambiental de Toledo

Seguem abertas as inscrições para o 1º Congresso Brasileiro de Ciências e Tecnologias Ambientais da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários e pelo Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Ciências Ambientais.

O evento possui o tema “Meio Ambiente e seus Múltiplos Olhares” e será realizado entre os dias 05 e 07 de agosto. Os interessados devem fazer a inscrição até dia 05 de agosto pelo site http://www.unioeste.br/eventos/cbcta/, sendo que a taxa é no valor de R$ 40,00.

Voltado para profissionais, pesquisadores, professores e acadêmicos do Ensino Fundamental, Médio e Superior, o Congresso possui o objetivo de divulgar estudos teóricos e práticos vinculados às questões ambientais, de modo a provocar transformações nas pesquisas científicas e tecnológicas sobre a temática.

A intenção também é oportunizar espaço de formação, discussão e debate sobre os vários tipos de olhar para o meio ambiente, proporcionando assim, oportunidade de tonar público trabalhos e opiniões de pesquisadores, professores, acadêmicos e simpatizantes.

Dia: 05 de agosto (quarta-feira)

14 horas-18h30 - Inscrições, credenciamento e entrega de material;

19 horas-19h45 – Abertura do evento com atividades culturais;

19h45–20h30 – Coquetel;

20h30-22 horas - Conferência interdisciplinar das Ciências Ambientais com a professora e doutora, Maria Victória Ramos Ballester, que possui doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo.

22 horas-22h30 – Debate;

Dia: 06 de agosto (quinta-feira)

8 às-12 horas – Apresentação de Trabalhos;

13h30-14h45 – Palestra “Polímeros e suas interações com o Meio Ambiente” com o professor Edvani Curti Muniz, ele é doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), possui Pós-doutorado pela Université Libre de Bruxelles (ULB), Bélgica e é professor titular da Universidade Estadual de Maringá;

14h45-15h15 – Coffee Break;

15h15-16h30 – Mesa Redonda sobre “Resíduos sólidos e a Bacia Hidrográfica do Paraná III
Moderador”, com os convidados: Camilo Freddy Morejon Mendoza, professor da Unioeste; Flavio Scherer, responsável Técnico do Aterro Sanitário de Toledo e professor Fábio de Oliveira Neves que é doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná;

16h30-17h30 – Café Científico e Sessão de Pôsteres;

19 horas-19h45 – Atividade Cultural;

19h45-21 horas – Conferência “Quando os ecologistas incomodam”, uma caracterização preliminar do Anti-Ecologismo ministrada pelo professor Philippe Pomier Layrarques. Ele possui doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, trabalhou no Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (DEA/MMA), é pesquisador do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LIEAS/UFRJ) e professor adjunto do curso de Gestão Ambiental da Universidade de Brasília (UnB);

21 às 22 horas – Debate.

Dia: 07 de agosto 2015 (sexta-feira)

8 horas-9h30 - Mesa Redonda sobre “Desafios da Energia no Brasil” com o moderador Cleber Antônio Lindino; Samuel Nelson Melegari de Souza, doutorado em Planejamento de Sistemas Energéticos, professor associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET), coordenador e docente no Programa de Pós Graduação em Engenharia de Energia na Agricultura da Uioeste e no Programa de Pós Graduação em Bioenergia pela Unioeste e Universidade Estadual de Londrina (UEL); Doutor Luciano Gomes, possui doutorado em Físico-Química pela Universidade de São Paulo. Responsável pelo Licenciamento Ambiental da Empresa I.G. Transmissão e Distribuição de Maringá.

9h30-10 horas - Coffee Break

10 horas-11h30 – Palestra com o tema “A aplicação da legislação ambiental sob a ótica da Promotoria Pública” com Giovani Ferri, promotor do Meio Ambiente de Toledo.

13h30 - 17h30 – Oficinas Temáticas: Oficina I “Divulgação Cientifica e Meio Ambiente”, 30 vagas; Oficina II “Meio Ambiente: vários olhares, inúmeros conceitos, poucas conclusões” 30 vagas; Oficina III “Construindo Cidades Resilientes” 30 vagas; Oficina IV “Gestão Ambiental” 30 vagas e Oficina V “Uso de fungos filamentosos para obtenção de produtos de interesse biotecnológico a partir de resíduos agroindustriais” 30 vagas.

19 horas-19h45 – Atividade Cultural

19h45-21h30 – Mesa Redonda sobre “Perspectivas do Município de Toledo para o Meio Ambiente” com professor Nyamien Yahaut Sebastien, chefe do Instituto Ambiental do Paraná /Regional de Toledo, chefe Regional da Secretaria do Estado do Meio Ambiente de Toledo, Secretário do Meio Ambiente de Toledo, Presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Toledo e diretor de Responsabilidade Social e Ambiental da  Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT);

21h30-22h30 – Debate.