Capes libera mais de um milhão para a Unioeste

A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) liberou recursos para as universidades que participaram da chamada Pública Edital Pró-Equipamentos. A Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste) teve aprovado seu projeto Institucional na integra e receberá R$ 1.144.000,00.

Os recursos aprovados nesta chamada serão empregados para aprimorar a infraestrutura de pesquisa dos programas de pós-graduação novos e em consolidação, por meio de aquisição de equipamentos, principalmente para os laboratórios multiusuários, de acordo com a necessidade de cada campus. Os equipamentos solicitados estão diretamente relacionados ao objetivo e às linhas de pesquisa dos programas de pós-graduação da Instituição.

A proposta Institucional, encaminhada à Capes, foi dividida em 12 subprojetos, cujas coordenações foram de responsabilidade dos programas de Pós-graduação. No Campus de Cascavel, participaram os programas: Energia na Agricultura, Conservação em Manejo de Recursos Naturais e Ciências Farmacêuticas. Já em Marechal Candido Rondon, serão contemplados os programas de Agronomia, Zootecnia e Desenvolvimento Rural e Sustentável.

Em Toledo, os programas são Recursos Pesqueiros, Ciências Ambientais e Engenharia da Pesca. Também receberão benefícios, os programas de Pós-Graduação de Engenharia de Sistemas Dinâmicos e Energéticos de Foz do Iguaçu. E por fim, os subprojetos de Francisco Beltrão são Geografia e Educação.

De acordo com o diretor de Pós-Graduação da Unioeste, Edson Antônio da Silva, uma das  missões da Universidade é tornar-se referência na pesquisa e na difusão do conhecimento científico. O diagnóstico Institucional mostra que os indicadores da pesquisa e produção científica da Instituição tem aumentado continuamente, merece destacar: número de doutores, número de programas de Pós-graduação stricto sensu, conceito das Capes, produção científica.

Desta forma, explica o diretor, é importante o continuo investimento para melhoria da infraestrutura da Pesquisa da Instituição. “A partir da implantação deste projeto espera-se aumentar a produção técnica e científica dos pesquisadores, fortalecer as linhas de pesquisas; viabilizar a criação de novos programas de Pós-graduação; aumento dos conceitos dos cursos de Pós-graduação na Capes; viabilizar a criação de novos cursos de doutorado e consolidar a Unioeste como uma Instituição de referência em Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Científico na região Oeste e Sudoeste do Paraná”, reforçou.