Pacto Nacional reúne Formadores de cinco NRE

Mais uma etapa do processo de formação dos Formadores Regionais, pertencentes ao Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (Pnfem), foi realizada na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), durante o dia de hoje (18.07).

Nesta etapa, que estiveram reunidos professores de cinco Núcleos Regionais de Educação (NRE), de Cascavel, Assis Chateaubriand, Toledo, Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão, foi trabalhado o Caderno II de Estudo, denominado “O jovem como sujeito do ensino médio”, ministrado pela professora Suely Aparecida Martins, do Campus de Francisco Beltrão.

O Pacto Nacional faz parte do Plano Nacional de Educação 2011/2021 e é uma parceria entre secretarias estaduais, universidades públicas, professores do ensino médio e o Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de fortalecer a formação continuada dos professores que atuam no ensino médio, com vistas à valorização da formação do professor, partindo do diálogo entre conhecimentos teóricos e as experiências docentes.

Segundo a coordenadora geral do programa na Unioeste, professora doutora Lucia Zanato Tureck, espera-se que no decorrer da formação e ao seu término, os professores cursistas reescrevam o Projeto Político Pedagógico da escola e contribuam na reformulação das Diretrizes Curriculares para o ensino médio.

O curso

A Unioeste é responsável pela formação dos formadores regionais, que atuam junto aos orientadores de estudo de cada turma de professores cursistas, nas escolas. Assim, as produções individuais e coletivas dos professores cursistas serão avaliadas e postadas em ambiente virtual da Secretaria de Estado da Educação (SEED), Grupo de Estudo em Rede (GER) e em portais relacionados ao Pacto.

O curso é presencial, e tem duração de um ano (julho de 2014 a maio de 2015), e será desenvolvido em duas etapas, com 100 horas cada uma, com a realização de estudos individuais semanais e encontros quinzenais de discussões e reflexões, certificado pela Unioeste.

Os conteúdos a serem trabalhados em cada etapa do curso foram selecionados e organizados em material didático específico composto por Cadernos Temáticos elaborados por universidades parceiras do Programa, com a temática: “Sujeitos do Ensino Médio e a Formação Humana Integral”.

Programação

Neste sábado (19.07), os professores e coordenadores pedagógicos do ensino médio, que aderiram à formação, iniciarão os encontros de estudo em suas escolas.

Na próxima semana, de 21 a 25, terão continuidade os encontros de formação dos orientadores de estudo, com conteúdo dos próximos Cadernos Temáticos. Os orientadores de estudo, das escolas do NRE de Cascavel, estarão reunidos no miniauditório, do Campus de Cascavel da Unioeste.