I Seminário de Educação debate inclusão nas escolas

Inicia amanhã (10) o I Seminário de Educação: Organização Pedagógica na Perspectiva da Educação Inclusiva, que tem apoio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O evento é organizado pelo Núcleo Regional de Educação (NRE) de Cascavel e visa reunir profissionais da Educação para construir uma escola inclusiva, que atenda a todos com qualidade.

O Seminário tem por objetivo abordar o currículo adotando novas práticas pedagógicas, discutindo o sujeito na sua singularidade, sendo nos transtornos globais do desenvolvimento, deficiência intelectual, física neuromotora, altas habilidades/superdotação, área da surdez, da deficiência visual e a surdocegueira, buscando distintas estratégias pedagógicas a esse aluna.

Assim, pretende-se oferecer aos profissionais da Educação aprofundamento dos estudos na teoria histórico-cultural, mais eficiente sobre o desenvolvimento humano e o processo de aprendizagem dos alunos na perspectiva da pedagogia histórico – crítica, considerando o meio social em que o sujeito da aprendizagem está inserido, refletindo posteriormente na organização da sua prática pedagógica.

Segundo os organizadores a realização do Seminário continua sendo parte de um desafio, que é propiciar fundamentos teóricos e metodológicos aos educadores sobre as possibilidades da educação inclusiva. A cerimonia iniciará às 8 horas no auditório da Univel, com palestra sobre “Educação e a diversidade: outros sujeitos, outras pedagogias”, ministrada pelo professor doutor Miguel Gonzales Arroyo, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).