Seminário discute experiências de desenvolvimento

Entre os dias 29 de setembro a 1º de outubro, será realizada a 2º edição do Seminário Politicas e Desenvolvimento na Experiência do Brasil e Venezuela na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo

O Seminário será realizado em conjunto com a 24ª Semana de Economia Brasileira e a Escola de Altos Estudos em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (Pgdra), Programa de Pós Graduação em Economia, Colegiado de Ciências Econômicas e Núcleo de Desenvolvimento Regional (NDR) do campus de Toledo.

O objetivo do evento é discutir a experiência em termos de politicas públicas de desenvolvimento socioeconômico do Brasil e da Venezuela. Dentre os assuntos que serão debatidos é a ação venezuelana no tocante das politicas sociais, de urbanização e de produção agroecológica.

A coordenação do evento está a cargo do professor-doutor Flavio Braga de Almeida Gabriel, do Colegiado de Ciências Econômicas da Unioeste de Toledo e está sendo patrocinado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Programação

A abertura inicia no dia 29 de setembro, às 20 horas, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Toledo, com a conferência “Ocupación territorial en Venezuela, herencia y proceso actual”, ministrada pela professora-doutora Elisenda Vila Planes, do Governo Bolivariano da Venezuela.

Já no dia 30 de setembro, os doutorandos de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio vão apresentar estudos de caso sobre o desenvolvimento socioeconômico brasileiro e paranaense, a partir das 14 horas no auditório do PGDRA no campus de Toledo.

No mesmo dia, a partir das 19 horas, ocorrerá a conferência “El Caso del área metropolitana de Caracas. Discusiones sobre la política habitacional popular de la Transición”, ministrada pela professora-doutora Beatriz Fernández Cabrera da Universidad Central de Venezuela no auditório do Senac. Na sequencia, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico da Prefeitura de Toledo fará exposição sobre o desenvolvimento socioeconômico do Toledo.

E no dia 1º de outubro, a partir das 19h30 no Senac, será realizada a conferência “Orientaciones para una Política Ambiental de la Transición”, proferida pelo profesor-doutor Francisco Javier Velasco Páez, da Escuela Venezolana de Planificación. Na sequencia, o Secretário Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento da Prefeitura Municipal de Toledo fará exposição sobre o desenvolvimento rural da cidade.