Unioeste participa de Seminário de Extensão da Região Sul

Professores, agentes universitários e alunos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) embarcam nesta terça-feira (09.09), para Curitiba, onde participarão do 32º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs), sediado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e a Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

Neste ano, o tema escolhido é “A extensão nos cursos de graduação: creditação, curricularização e integração”, fruto do debate realizado nos eventos nacionais e internacionais de extensão universitária e consubstanciado na proposta do Plano Nacional de Educação (PNE), que propõe a integração e articulação da extensão com os cursos de graduação.

O Seurs é um espaço de aprendizagem e de intercâmbio de conhecimentos e metodologias entre extensionistas das universidades públicas da região sul, por meio de minicursos, oficinas, comunicações orais e apresentações culturais. Promove também a integração dos participantes e das universidades com a comunidade.

Inspiração

O intercâmbio entre as universidades possibilita discussões e trocas de experiências que permeiam a relação entre a universidade e a sociedade. Este evento anual é um espaço privilegiado de discussão e produção sobre extensão universitária.

O Seurs é o evento de extensão com maior longevidade no País e, neste ano, volta à cidade que sediou sua primeira edição, em 1983. É organizado pela Regional Sul do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras.

As instituições organizadoras se inspiraram no espírito do fandango paranaense, que é o tema cultural do evento, assim, “o seminário se constitui como prática dialógica, construída coletivamente”, tal qual o fandango, que “em sua origem, estava vinculado à organização de trabalhos coletivos, como mutirões para fazer os roçados, as colheitas, ou a construção de benfeitorias”.

O pró-reitor de Extensão, Remi Schorn, explica que “toda extensão é feita na interação entre as pessoas que buscam soluções a problemas teóricos ou práticos, ela é sempre altamente formativa, pois, sem alterar a concepção do que seja o mundo e do que é o homem não se pode conceber o novo. Por isso, a intrínseca relação com o ensino e a pesquisa, por tratar-se de uma atividade de autoconstituição do extensionista e de uma nova concepção do seu papel social.”.

Participação

A Unioeste participará do Seurs, com uma delegação composta por 54 pessoas, entre agentes universitários, professores e acadêmicos, que apresentarão 16 comunicações orais, três oficinas, um minicurso, uma atividade cultural e estande institucional.

Remi salienta que a participação da Unioeste no evento "é muito importante na medida em que proporciona a interação com um grande número de apresentações de trabalhos de extensão e cultura”. Ele explica que “essa experiência enriquece o universo de referência dos estudantes, professores e da comunidade e repercute positivamente em sua trajetória futura como extensionista, pesquisador e em sua atividade de ensino”.

O pró-reitor enfatiza que “trata-se de uma oportunidade que, sabemos, será aproveitada ao máximo por todos que querem aprender e tornarem-se agentes de sua própria constituição intelectual e social”. E acrescenta que “é nesse tipo de atividade que cada ser humano tem a oportunidade de deixar sua impressão especial no livro da existência coletiva”.

Para Remi, “é na reunião da diversidade mais ampla que constituímos uma Universidade” e acentua sua esperança de que o seminário “contribua de forma significativa para que todos e todas possam vivê-lo plenamente e crescer humanamente".

A conferência de abertura e as mesas redondas serão transmitidas pela Kula Webrádio Universitária, disponível no endereço: www.unioeste.br/kula.