Fórum Nacional em Enfermagem teve participação expressiva

O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) e o curso de Enfermagem do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), participaram nesta semana, do Fórum Nacional em Enfermagem, realizado nos dias 19, 20 e 21.

O evento interinstitucional teve como principal objetivo, além de marcar a data 12 de maio que se comemora o Dia do Enfermeiro, reunir acadêmicos e profissionais com o tema “Enfermagem Caminhos e Percursos”.

Para a diretora de Enfermagem do Huop, Maria Aparecida Andriolo Richetti, o Fórum surpreendeu com a grande participação. “Tivemos expressiva procura por parte dos profissionais e acadêmicos e uma boa recepção das diversas instituições”.

Ela explica ainda que o tema do encontro foi abordado durante as palestras e oficinas. “Debatemos a Enfermagem e suas áreas de atuação, o que proporcionou observarmos situações similares”, disse ao acrescentar que a profissão foi debatida no contexto de atuação profissional, responsabilidades, competências e dificuldades.

Além da Unioeste, Huop e Fag, participaram do evento o Hospital São Lucas – Fag, Universidade Paranaense (Unipar), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Secretaria Municipal de Saúde e Sindicato dos Enfermeiros.

Oficinas e palestras

No dia 20, na parte da tarde, ocorreu no Huop a oficina sobre “Processo de Doação de Órgãos – Tecidos para Transplantes”, com simulação, ministrada pela Comissão Intra Hospitalar de Transplantes do Huop (CIHDOTT). Segundo a enfermeira e coordenadora da Comissão, Elaine Fátima Padilha, na oficina foi discutido o processo de doação de órgãos, legislação de transplantes, tipos de doadores, protocolo de morte encefálica e entrevista com a família. Os participantes foram divididos em grupo e puderam acompanhar as simulações nas demais salas preparadas.

Na Unioeste, Campus de Cascavel, a palestra “Concepção e Maternidade Consciente: um olhar para a profilaxia das doenças” também ocorreu na parte da tarde. Já no dia 21, pela manhã, no Huop, a palestra “Protocolo de Cirurgia Segura” foi apresentada pela equipe de Enfermagem do Centro Cirúrgico do Hospital. As palestras e oficinas foram realizadas simultaneamente nas instituições, e os interessados puderam escolher, no ato da inscrição, em quais preferiam participar.