Educação Física reformula proposta pedagógica

O Colegiado de Educação Física – Bacharelado, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Marechal Cândido Rondon, reformulou algumas diretrizes na proposta pedagógica do curso. O Bacharelado foi reduzido há quatro anos, com um total de 32 vagas.

Segundo do curso, professor José Carlos Mendes, as mudanças propostas foram contempladas no Projeto Político Pedagógico da graduação na expectativa de promover uma formação inicial em Educação Física – Bacharelado, mais adequada possível, tornando um marco na vida dos futuros profissionais.

Houve  exclusão ou redução de alguns conhecimentos como a supressão da área de Prática de Estágio Supervisionado em Lazer e Recreação. A readequação da carga horária disponível para antiga Prática de Estágio em Lazer e Recreação permitiu a implantação das disciplinas “Intervenção em Lazer e Recreação” e “Organização de Eventos de Lazer e Recreação”, que irão oportunizar à aquisição de conhecimentos práticos.

O funcionamento do curso no período noturno também tem dificultado a realização da Prática de Estágio Supervisionado III – Treinamento Desportivo, à medida que a intervenção nesta área normalmente ocorre quase que exclusivamente no período diurno.

A possibilidade de funcionamento do curso no período matutino permite a redução do tempo de integralização do curso para quatro anos, consequentemente, os dois primeiros anos exige uma concentração de grande parte da carga horária total, tendo em vista a necessidade de iniciar a prática de estágio supervisionado a partir da metade do curso.

O profissional em Educação Física – Bacharel pode atuar prestando serviços à sociedade por meio de ginástica, esporte, jogos, danças, lutas/artes marciais, exercícios físicos, musculação, entre outras. Também atuando em clubes, associações, academias, hotéis, e como personal trainer.

Vestibular 2015

As inscrições ao Concurso Vestibular 2015 da Unioeste vão até dia 15 de outubro, com uma taxa de R$ 110,00. Elas podem ser feitas no site http://www.unioeste.br/vestibular/. Assim, as provas serão aplicadas nos dias 23 e 24 de novembro (domingo e segunda), no período da tarde.

O Vestibular 2015 da Universidade será realizado, em uma única etapa, e a forma de seleção será o Vestibular tradicional e Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).