Central de Notícias

Fabricação de queijo colonial é tema de dissertação

Foi apresentada hoje (25) no campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a primeira dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável (Ppgdrs), que é sediado no campus de Marechal Cândido Rondon. O curso foi criado no ano de 2012 e formará este semestre mais cinco mestrandos.

A primeira formanda Ionara Casali Tesser pesquisou a “Fabricação artesanal e avaliação química e microbiológica do queijo colonial produzidos na região Oeste da Cantuquiriguaçu”. Sua dissertação foi dividida em dois artigos, o primeiro, foi direcionado na produção do queijo, ou seja, a forma de como o agricultor prepara tal alimento, e no segundo, foi analisado e comparado microbiológicamente e também a físico-químicamente alguns tipos de queijos coloniais para consumo humano.

Segundo Ionara, não existe legislação específica do queijo colonial, e assim são pegos outros estudos para comparo. “Cheguei ao resultado de que ainda há a necessidade de realizar muitos ajustes para que o queijo colonial seja ideal à saúde e para consumo, principalmente em relação à microbiologia”, explica.

Ainda acrescentou que o queijo colonial é uma cultura nessa região e, por isso, há a necessidade de estudo, “para que possamos ingerir o produto sem nenhum critério contraditório”, exclama ela salientados ainda que “porém, com o apoio das políticas públicas dos municípios e treinamento aos produtores, vistorias sanitárias é possível chagar ao nível ideal do queijo colonial”.

A professora orientanda Luciana Fariña declarou que esta é uma pesquisa muito importante, pois está levando o conhecimento do Ppddrs para a agricultura familiar da região. Também complementou que esta é uma pesquisa que aborda o que acontece na agricultura desta região local. “Por meio do Mestrado, que já está sendo satisfatório, queremos levar este tipo de ajuda para os agricultores do desenvolvimento rural sustentável familiar”.

O Ppgdrs visa à formação de recursos humanos, para analisar, discutir, planejar, implantar e executar ações relacionadas à Extensão Rural, produzir conhecimentos em Desenvolvimento Rural Sustentável e em processos de Inovação Sócio-Tecnológica com enfoque agroecológico, bem como, para o exercício de atividades de ensino, pesquisa e extensão no campo da Extensão Rural.

As propostas pedagógicas têm as principais áreas de pesquisa em associativismo, planejamento e educação ambiental; desenvolvimento de tecnologias adaptadas à agricultura familiar e agroindustrialização; geração e uso de energias renováveis, certificação de produtos e processos; empreendedorismo solidário e agroecologia.

Para saber mais sobre o Programa acesse http://www.unioeste.br/pos/desruralsustentavel/.

 

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.