Campus e Prefeitura de Rondon assinam convênio

Convênio de cooperação técnica foi assinado na última semana entre o Campus da Universidade Estadual do Oeste do Paraná e a Prefeitura de Marechal Cândido Rondon, beneficiando o curso de Direito e o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), num período de 5 anos.

Pelo convênio, o Município cederá um profissional formado na área do Direito, com registro na Ordem dos Advogados no Brasil (OAB), com 40 horas semanais, e até dois estagiários, para atuarem no Núcleo de Prática Jurídica, juntamente com os servidores da Unioeste e docentes do curso de Direito, no atendimento e orientação de atividades de ensino e extensão universitária.

Assim, a partir deste mês de julho, a advogada Cassiana Valler Custódio e o estagiário do Município, Kauê de Oliveira Peres, passam a atuar no NPJ, juntamente com os docentes do curso de Direito e os servidores agentes universitários Giomar Vandorli Lopes e a advogada Jesica Sarturi.

Com a ampliação do quadro de servidores vinculados ao NPJ, o curso de Direito fortalecerá a inserção social da Instituição, garantindo o acesso à Justiça para a população do Município e da Comarca de Marechal Cândido Rondon.

Durante o evento, o diretor-geral Paulo Koling destacou a importância deste convênio, e também reconheceu o compromisso que a Universidade e o Munícipio têm construído na área do Direito, voltado à população e às instâncias do Poder Judiciário da Comarca.

Também participaram do ato solene de assinatura do convênio, o coordenador do NPJ, Roberto Kalil Nassar; o coordenador do curso de direito, Sérgio Tadeu Covre Martinez; o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, professor Juarez Bortolanza; e o secretário financeiro do Campus, servidor Valdir Weirich; o vice-prefeito, Silvestre Cottica; e representantes da administração do Município.

Importância

O Núcleo de Prática Jurídica é o órgão suplementar do curso de Direito que dá suporte às atividades de estágio supervisionado curricular. Desde sua implantação, o NPJ já atendeu mais de 13 mil casos, demonstrando sua importância na formação de bons profissionais e efetivando o papel social da Universidade.

Já o curso tem demonstrado a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão universitária, ao obter conceito 5 no último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), ficando em 1º lugar no Paraná e em 5º lugar no Brasil.