Banco de Leite - 15 anos de referência em atendimento

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop), completa hoje (26.06), 15 anos de funcionamento. O Banco, que é referência em atendimento, além de receber as doações, presta orientação às mães na amamentação, na retirada do leite para doação e para seus próprios bebês.

O Banco conta atualmente com cerca de 120 doadoras mensais com uma média de 250 litros de leite humano e atende, além de Cascavel, municípios da região. Segundo a enfermeira chefe do BLH, Anelise Vieczorek, as mães doadoras normalmente têm leite em excesso e podem compartilhá-lo, ou quando seus bebês estão hospitalizados e não podem amamentá-lo. “A retirada do leite deve ser frequente, dependendo muito da produção de cada mulher”, explica.

Anelise diz que para doar é necessário um processo, que inicia ainda no pré-natal com a realização de todos os exames e então a mãe é orientada a doar. “Explicamos como retirar o leite corretamente e como armazená-lo em casa. São fornecidos frascos de vidro com tampa plástica e o leite deve ser mantido congelado”, esclarece. Após isso, a equipe do Banco passa buscar semanalmente na residência das doadoras, o leite retirado. Já de volta ao BLH, o produto passa por análises e é pasteurizado.

Para Luciane Cavalcante se Sousa, de 32 anos, que deu a luz a duas meninas (gêmeas), o trabalho do BLH é muito importante. “Minhas filhas nasceram prematuras e estão na UTI Neonatal, por isso, preciso retirar o leite para elas. Eu sabia do Banco de Leite e perguntei como poderia fazer e já me encaminharam para cá onde recebi todas as instruções”, conta. Ela enaltece também a importância da alimentação do bebê com leite materno. “Meu filho, que hoje está com 13 anos, sempre foi amamentado com leite materno e nunca teve problemas ou alguma doença”, ressalta.

O trabalho da equipe destaca-se também na promoção de palestras, treinamentos e orientações dentro e fora do ambiente do BLH. Elas são realizadas em outros municípios, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), na Maternidade do Huop e também em outros hospitais da cidade. Em 2013, foram mais de 800 pessoas que assistiram à estes treinamentos feitos pelas enfermeiras , técnicas e nutricionista.

Caso a mãe tenha alguma dificuldade na amamentação, o Banco também dá instruções e auxilia no que fazer. Todos os sábados pela manhã, é ministrado uma palestra em que todas as mães e futuras mamães podem participar.

O início

O primeiro Banco de Leite do Brasil foi fundado em 1943, no Rio de Janeiro, no então Instituto Nacional de Puericultura, hoje no Instituto Fernandes Figueira - Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Atualmente, este Banco funciona como Centro de Referência Nacional e no Estado do Rio de Janeiro.

Em 1996, a Rede Brasileira de Leite Humano começa a se expandir e atingir a América Latina com o Programa de Cooperação Técnica entre Ministério da Saúde Brasileiro Fiocruz e Governo da Venezuela. Foram implantados dois Bancos de Leite Humano na Venezuela, seguindo o modelo brasileiro.