Campus de Rondon tem nova Estação Experimental

Desenvolver pesquisas na área de Agroecologia e de Agricultura de Baixo Carbono é o objetivo da nova Estação Experimental de Entre Rios do Oeste, inaugurada na manhã desta quarta-feira (21/05), e que passa a fazer parte do Campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

A cerimônia contou com a presença do secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, João Carlos Gomes, do diretor do Campus, Paulo José Koling, do vice-reitor, Carlos Alberto Piacenti, prefeito de Entre Rios do Oeste, Jones Neuri Heiden, além de outros prefeitos e deputados estaduais da região.

A Estação Experimental de Entre Rios do Oeste, nominada professor Alcibíades Luiz Orlando, em memória do ex-reitor da Unioeste, situada no terreno onde funcionou a Base Náutica, representa o esforço de muitas pessoas e parcerias realizadas para sua viabilização.

Parceria diferenciada

Os recursos para a instalação da Estação, na ordem de R$ 3 milhões, advêm de convênios realizados nos últimos quatro anos e envolvem a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o município de Entre Rios do Oeste, Itaipu Binacional, Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), conforme enfatiza a professora Vanda Pietrowski.

A professora Vanda Pietrowski, que representou o diretor do Núcleo de Estações Experimentais (NEE), Emerson Fey, que estava em viagem, e fez parte da equipe que trabalhou na efetivação das parcerias, explica que o público universitário a ser beneficiado serão os acadêmicos e pós-graduandos do Centro de Ciências Agrárias do Campus de Marechal Cândido Rondon, que engloba os cursos de Agronomia e Zootecnia, porém, outros cursos também poderão utilizar o espaço para suas pesquisas.

Para o futuro, a Estação está planejada para receber um laboratório de Piscicultura, pousada escola para o curso de Turismo e esportes aquáticos para o curso de Educação Física, além de viveiro de mudas para o curso de Engenharia Florestal, que será implantado no Campus, conforme consta no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Na Estação está sendo implantado um modelo diferenciado de parceria. Trata-se do modelo plataforma, que é uma experiência de Quebéc (Canadá), na qual o espaço é aberto para os parceiros realizarem seus experimentos e, para isto, eles usam a infraestrutura e trazem os recursos para desenvolver os seus trabalhos.

Salto qualitativo

Durante o evento, o secretário João Carlos Gomes destacou o potencial da Unioeste, que é a Universidade que mais está crescendo em qualidade no Paraná, "e nos traz alegria ver o trabalho sendo feito com competência". Ele frisou que o Paraná tem a maior estrutura de ensino superior do Brasil, com 95 mil alunos nas sete Instituições estaduais, e desse total, mais de 90 mil estão no interior do Estado. “Graças à abrangência do ensino superior os alunos não precisam se deslocar para estudar em cidades distantes”, observou ele.

Além disto, o secretario acentuou que as Universidades estaduais paranaenses estão sendo muito bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) e desenvolvem projetos envolvendo a comunidade.

O diretor do Campus, Paulo José Koling, salientou que "estamos construindo uma Universidade multicampi e esta estação é uma parte dela. Aqui está sendo implantada a ciência, pesquisa e extensão, para gerar desenvolvimento e inovação para a região". Ele falou do orgulho de ser da Unioeste, “que é o que nos move e nos reúne aqui. Somos um espaço público para uso da sociedade e temos condições de dar um salto qualitativo em busca da excelência".

O vice-reitor, Carlos Alberto Piacenti, falou da satisfação em inaugurar o centro de pesquisas, voltado para a agricultura familiar. "Queremos trazer para cá os agricultores, para desenvolver ações e alcançar o desenvolvimento sustentável da região. A Unioeste cresce graças às parcerias como esta, que envolvem os municípios da região”, ressaltou.

Na ocasião, foi assinado ainda termo de cooperação técnica do Programa Redes Digitais da Cidadania do Estado do Paraná, coordenado pelo professor doutor Wilson Zonin, do Campus de Marechal Cândido Rondon.