Semana Acadêmica de História abre inscrições

Estão abertas as inscrições para o envio das propostas de comunicação a 11ª Semana Acadêmica de História, do Campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a ser realizada entre os dias 8 e 12 de setembro, organizada pelo Colegiado do curso de História.

Durante a Semana, que tem como tema "História e educação: desafios e perspectivas" será oportunizado um espaço para a difusão do conhecimento histórico-acadêmico por meio de palestras, oficinas e comunicações de trabalhos científicos. Neste sentido, o objetivo do evento será o de debater questões e problemas às interfaces entre história-conhecimento e história ensinada, bem como aos campos teóricos e metodológicos do ensino de História.

Segundo o coordenador do evento, Rodrigo Paziani, além dos acadêmicos e docentes da Unioeste, poderão participar também todas as pessoas que tiverem interesse no tema. “Esperamos um público estimado em 200 a 250 participantes”, comenta.

Paziani explicou que a escolha do tema resulta de diálogos e debates entre os próprios alunos, tomando como referência não apenas questionamentos sobre o papel da formação do professor, dos estágios, das relações entre pesquisa e ensino ou ainda metodologias, “mas principalmente pelas trajetórias e experiências vividas por eles ao longo do curso de graduação e no interior das instituições escolares onde estagiam”, explicou o coordenador.

As propostas de comunicação deverão ser enviadas para o e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo., até o dia 17 de agosto. Na proposta é necessário constar o nome do proponente e sua vinculação institucional, além de ter o título da comunicação e um resumo de no mínimo mil caracteres, juntamente com três palavras-chave.

São aceitos, no máximo, dois autores por trabalho, devendo estarem inscritos no evento e participarem da apresentação do trabalho e, caso a proposta de comunicação seja aceita, os proponentes deverão enviar o texto completo até o dia 21 de setembro.

Os proponentes que estiverem cursando a graduação deverão ter como responsável um professor orientador. Não serão aceitas propostas com mais de três proponentes, sendo que a temática não precisa necessariamente ser ligada ao tema da Semana Acadêmica de História.

Cronograma

Até o próximo dia 27 é possível o envio de proposta de oficina, e até o dia 17 de agosto para envio de resumos para comunicações de trabalhos científicos. Assim, dia 29 de agosto é o prazo limite para envio das cartas de aceite, e 21 de setembro para envio do texto completo. A taxa de inscrição para ouvintes é de R$ 10,00 e para os que apresentarão trabalhos é de R$ 20,00.

Conheça o curso de graduação em História no link http://www.historiaunioeste.net/, e para mais informações acesse http://xisahistoria.blogspot.com.br/, ou pelo telefone do Colegiado, no número (45) 3284-7863.